BILÍNGUE, EU? REPRESENTAÇÕES DE SUJEITOS BILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS E INGLÊS

Autores/as

  • Antonieta Heyden Megale PUC

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.28181

Palabras clave:

bilinguismo, bilíngue, bilingualidade, representações

Resumen

Nunca antes os termos bilinguismo e educação bilíngue estiveram em tamanha evidência na sociedade brasileira. O país assiste a um grande aumento na chegada de imigrantes de nacionalidades diversas. Somando-se a isso, não se pode ignorar os impactos da globalização que, como argumentam McGrew e Held (1992), conectam comunidades em novas combinações de espaço-tempo. Frente a esses dados, o objetivo deste trabalho é o de discutir as representações de sujeitos falantes de português e inglês sobre o que é ser bilíngue e o que é bilinguismo. Os relatos analisados foram obtidos a partir da pergunta: Você se considera bilíngue? Por quê?. Proponho uma interpretação discursiva desses relatos, apoiada em autores que versam sobre representações sociais, como Moscovici (2003) e Jodelet (2001) e teóricos que discorrem sobre bilinguismo e bilingualidade como Maher (2007), Hamers e Blanc (2000), Heye (2003) e García (2009). A análise dos dados apontou para uma dificuldade dos sujeitos desta pesquisa de se denominarem bilíngues. Notou-se que vigora, ainda, no Brasil, o ideal monolíngue. Dessa forma, ser bilíngue exige definições e justificativas como se observou entre as narrativas dos participantes, que tentam buscar, na teoria, explicações para a aceitação de sua condição. 

Biografía del autor/a

Antonieta Heyden Megale, PUC

Antonieta Megale é mestre em Línguistica Aplicada pela PUC-SP. É coordenadora de Língua Inglesa da Escola Brasileira Israelita Chaim Nachman Bialik. Atua como professora no curso de extensão Bilinguismo: Revisão de teorias e análise de dados da COGEAE/PUC-SP e na pós graduação Didática para Educação Bilíngue do Instituto Singularidades. 


Cómo citar

Megale, A. H. (2012). BILÍNGUE, EU? REPRESENTAÇÕES DE SUJEITOS BILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS E INGLÊS. Revista X, 3. https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.28181

Número

Sección

Artigos para número atemático