O LETRAMENTO CRÍTICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-CIDADÃO: caminhos possíveis para a transformação da prática e da posição docentes
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24452Palavras-chave:
letramento crítico, formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas, cidadaniaResumo
A busca por possíveis caminhos que proporcionassem a transformação de práticas de ensino e aprendizagem de línguas motivou um grupo de professoras (inglês, italiano, libras, português como segunda língua) a se reunir para repensar suas práticas docentes e a formação de seus alunos. O Letramento Crítico foi a mola propulsora desse grupo que, desde o primeiro semestre de 2011, se encontra semanalmente para discutir, refletir e compartilhar meios que propiciem a formação de cidadãos críticos capazes de estabelecer relações entre língua, cidadania, cultura, práticas sociais e formação de professores. Neste relato, buscamos compartilhar os resultados das discussões advindas de nossos encontros, procurando mostrar como nos reposicionamos em relação à docência e como esse resposicionamento tende a interferir e modificar nossas práticas docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

