EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR DENTRO DE UMA PROPOSTA DE MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • William Mineo Tagata Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24386

Palavras-chave:

ensino de línguas, multimodalidade, letramento crítico, visualidade, hibridismo, reflexividade

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir questões de letramento crítico e de multiletramentos a partir de minha experiência como professor de língua inglesa em uma universidade brasileira. Essa experiência levou a uma reflexão sobre a importância da linguagem visual e sua relação com a linguagem verbal, tanto no contexto da cultura ocidental em que estou situado, quanto em uma cultura indígena brasileira. No fim, defendo a importância do letramento crítico para o ensino de línguas, de modo a conscientizar o aluno do caráter multimodal e híbrido da linguagem, e de suas implicações éticas.

Biografia do Autor

William Mineo Tagata, Universidade Federal de Uberlandia

Núcleo de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Instituto de Letras e Linguística

Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2011-11-15

Como Citar

Tagata, W. M. (2011). EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR DENTRO DE UMA PROPOSTA DE MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO CRÍTICO. Revista X, 1(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24386