Leitura(s) e Letramento Crítico: uma investigação no ensino fundamental I em uma escola internacional

Autores

  • Samara de Cássia Rodrigues Marreiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.24383

Palavras-chave:

letramento crítico, leitura crítica, multiletramentos, letramento, leitura.

Resumo

O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa de iniciação científica realizada em formato de Trabalho de Graduação Individual (TGI). A pesquisa investigou as construções de sentido de alunos a respeito de suas leituras de livros paradidáticos em língua inglesa, no ensino fundamental I de uma escola internacional na cidade de São Paulo sob a perspectiva das teorias dos multiletramentos e letramento crítico. A partir de uma investigação de cunho etnográfico, o corpus selecionado para análise foram resenhas escritas por esses alunos a respeito da leitura dos livros. Os principais autores que embasam as análises são: Luke, Freebody (1997), Gee (1997), Cope, Kalantzis (2000), Cervetti, Pardales, Damico (2001), entre outros.

 

 


Biografia do Autor

Samara de Cássia Rodrigues Marreiro, Universidade de São Paulo

Samara C. R. Marreiro é bacharel e licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (2008). É mestranda pelo departamento de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, FFLCH, USP. Tem experiência na área de ensino de inglês como língua estrangeira e segunda língua. Sua pesquisa atual concentra-se nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Novos Letramentos, Multiletramentos, Construção de Sentidos e Formação de Professores .

Downloads

Como Citar

Marreiro, S. de C. R. (2011). Leitura(s) e Letramento Crítico: uma investigação no ensino fundamental I em uma escola internacional. Revista X, 2(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.24383

Edição

Seção

Artigos para número atemático