UM PASSO PARA FORA DA SALA DE AULA: NOVOS LETRAMENTOS, MÍDIAS E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.23248Palavras-chave:
novos letramentos, novas tecnologias, novas mídias, construção de sentido, práticas letradas, aprendizado distribuídoResumo
Caso tencionem abarcar práticas de linguagem relacionadas às novas mídias e tecnologias, estudos sobre letramentos devem estar dispostos a abordar uma realidade complexa que demanda processos particulares construção de sentido e novas formas de troca não redutíveis a relações escolares mais tradicionais. Isso demanda uma reflexão que inclua, ao menos, dois pontos: a ênfase em outros contextos que não o da sala de aula e a percepção de que toda prática letrada sempre será sinestésica e assim deverá ser abordada. Busca-se, nesse trabalho, compreender como práticas ligadas a esses novos contextos têm sido abordadas nos estudos do letramento. Diante disso, defende que tais estudos estejam dentro de uma abordagem política e ética frente à linguagem em uso nas mais diversas esferas sociais e relacionadas a um contexto de distribuição desigual de poder, do qual o ambiente escolar é mais uma instância. Argumenta-se a favor de mais pesquisas que tenham como foco práticas em espaços extraescolares - envolvendo novas mídias e tecnologias ou não – e que partam do local em que elas efetivamente ocorrem. Isso, mantendo-se o foco em uma busca por espaços que possam fomentar uma reflexão social crítica.
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