LETRAMENTOS CRÍTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: CURRÍCULOS E PERSPECTIVAS EM EXPANSÃO

Autores

  • Ana Paula Duboc
  • Daniel Mello Ferraz

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.23056

Palavras-chave:

língua inglesa, formação de professores, novos letramentos, letramento crítico, expansão de perspectivas

Resumo

Os atuais processos globais, em consonância com o desenvolvimento de novas tecnologias das últimas décadas, posicionam as questões de língua como das mais relevantes, em função da alta conectividade e interação entre os sujeitos. O inglês particularmente assume novos papéis para além de sua função comunicativa, sendo agora repensado como ferramenta crítica e participativa. Diante do novo cenário, como podemos redesenhar nossos contextos de formação docente, seja a formação inicial ou a continuada, de maneira que a formação do professor de inglês possa melhor responder às atuais demandas? Este artigo toma os novos letramentos como aporte teórico e prioriza o trabalho dos letramentos críticos e a noção de expansão de perspectivas. Os autores discutem duas atividades implementadas em cursos de formação continuada que tiveram como objetivos discutir a formação docente e a práxis dos professores participantes no intuito de transpor para a sala de aula de inglês esses debates globais recentes.  

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Publicado

2011-11-06

Como Citar

Duboc, A. P., & Ferraz, D. M. (2011). LETRAMENTOS CRÍTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: CURRÍCULOS E PERSPECTIVAS EM EXPANSÃO. Revista X, 1(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.23056