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LETRAMENTOS CRÍTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: CURRÍCULOS E PERSPECTIVAS EM EXPANSÃO

Ana Paula Duboc, Daniel Mello Ferraz

Resumo


Os atuais processos globais, em consonância com o desenvolvimento de novas tecnologias das últimas décadas, posicionam as questões de língua como das mais relevantes, em função da alta conectividade e interação entre os sujeitos. O inglês particularmente assume novos papéis para além de sua função comunicativa, sendo agora repensado como ferramenta crítica e participativa. Diante do novo cenário, como podemos redesenhar nossos contextos de formação docente, seja a formação inicial ou a continuada, de maneira que a formação do professor de inglês possa melhor responder às atuais demandas? Este artigo toma os novos letramentos como aporte teórico e prioriza o trabalho dos letramentos críticos e a noção de expansão de perspectivas. Os autores discutem duas atividades implementadas em cursos de formação continuada que tiveram como objetivos discutir a formação docente e a práxis dos professores participantes no intuito de transpor para a sala de aula de inglês esses debates globais recentes.  

Palavras-chave


língua inglesa; formação de professores, novos letramentos; letramento crítico, expansão de perspectivas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.23056