LITERATURA E ENSINO DE ASPECTOS CULTURAIS NA AULA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23052Palabras clave:
ensino de línguas, estudos culturais, literatura, alemao como língua estrangeiraResumen
Neste artigo apresento uma proposta de ensino de aspectos culturais (Landeskunde) a partir de textos literários na aula de alemão como língua estrangeira. Primeiro trato do conceito de Fremdverstehen e suas implicações para o ensino de aspectos culturais, baseando-me na definição de cultura elaborada por Altmayer (2004; 2006) e nas discussões acerca do Fremdverstehen propostas por ele e por Bredella et al (2000), para refletir sobre o papel que os textos literários podem ocupar num ensino de aspectos culturais que tem como objetivo central estimular nos alunos a reflexão crítica sobre a cultura da língua-alvo e também sobre a própria cultura. Em seguida, apresento uma proposta metodológica cujo objetivo é ensinar o Fremdverstehen através de textos literários de autores que abordam o contato intercultural entre Brasil e países falantes de língua alemã. Por fim, discuto a experiência da aplicação do material com acadêmicos do curso de Letras da UFPR, bem como questionamentos práticos e teóricos surgidos a partir da testagem do material desenvolvido.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

