LITERATURA E ENSINO DE ASPECTOS CULTURAIS NA AULA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Autores/as

  • Maria Carolina Moccellin de Farias Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23052

Palabras clave:

ensino de línguas, estudos culturais, literatura, alemao como língua estrangeira

Resumen

Neste artigo apresento uma proposta de ensino de aspectos culturais (Landeskunde) a partir de textos literários na aula de alemão como língua estrangeira. Primeiro trato do conceito de Fremdverstehen e suas implicações para o ensino de aspectos culturais, baseando-me na definição de cultura elaborada por Altmayer (2004; 2006) e nas discussões acerca do Fremdverstehen propostas por ele e por Bredella et al (2000), para refletir sobre o papel que os textos literários podem ocupar num ensino de aspectos culturais que tem como objetivo central estimular nos alunos a reflexão crítica sobre a cultura da língua-alvo e também sobre a própria cultura. Em seguida, apresento uma proposta metodológica cujo objetivo é ensinar o Fremdverstehen através de textos literários de autores que abordam o contato intercultural entre Brasil e países falantes de língua alemã. Por fim, discuto a experiência da aplicação do material com acadêmicos do curso de Letras da UFPR, bem como questionamentos práticos e teóricos surgidos a partir da testagem do material desenvolvido. 

Biografía del autor/a

Maria Carolina Moccellin de Farias, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Graduacao em Letras Português com Alemao na UFPR.

Publicado

2012-11-25

Cómo citar

Moccellin de Farias, M. C. (2012). LITERATURA E ENSINO DE ASPECTOS CULTURAIS NA AULA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Revista X, 1. https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23052

Número

Sección

Artigos para número atemático