DEU A LOUCA NOS CONTOS DE FADAS

Autores

  • Cristiane Manzan Perine Universidade Federal de Uberlândia
  • Marisa Martins Gama Halil UFU

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.22437

Palavras-chave:

literatura, oficina, professor em formação

Resumo

Sabemos que a Literatura possibilita ao leitor uma visão crítica e criativa sobre o mundo, já que o texto literário não descortina um único significado, mas amplia-se, abrindo sentidos vários e alargando as visões sobre os sujeitos e a sociedade. Por este motivo, defendemos a importância do trabalho com a literatura na sala de aula. Seja agregada oficialmente ao currículo e trabalhada no cotidiano escolar como uma disciplina; seja de forma ocasional, trabalhada em oficinas, de modo a reforçar os conteúdos ministrados em sala de aula. Desse modo, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência frutuosa de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvimento através do ensino de literatura em contexto de escola pública. A escola pôde incentivar a leitura aos alunos ao fornecer a possibilidade de freqüentarem oficinas em horário extra-classe. Os ministrantes das oficinas foram professores estagiários prestes a terminar o curso de Letras, cursando a disciplina Prática de Ensino de Literatura e orientados por um professor experiente. Pudemos perceber que os alunos se sentiram mais motivados e interessados em aprender e conseguiram adquirir uma visão mais ampla de literatura, que vai muito além daquela fixada nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Cristiane Manzan Perine, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Letras e Linguística - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Como Citar

Perine, C. M., & Halil, M. M. G. (2011). DEU A LOUCA NOS CONTOS DE FADAS. Revista X, 2(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.22437

Edição

Seção

Artigos para número atemático