MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS.

Autores

  • Iara Maria Bruz UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.21911

Palavras-chave:

material didático, interculturalidade, formação.

Resumo

O livro didático tem uma forte presença em sala de aula e por isso, é importante averiguarmos como seus conteúdos são tratados. No ensino de língua/cultura estrangeira, a representação da cultura-alvo do aprendiz está presente durante as aulas nos materiais utilizados e nos discursos dos professores. Neste trabalho, partindo de uma concepção plural de cultura (Bhabha, 1998; Eagleton, 2005) e da concepção de linguagem do Círculo de Bhaktin; fazemos uma análise sócio-cultural de um material didático sob a perspectiva da interculturalidade. Nossa análise – que se ocupa principalmente das representações de cultura construídas a partir das ações e relações das personagens apresentadas no livro didático escolhido – indica que essas personagens estão situadas predominantemente nos Estados Unidos. Sabendo que este é um dos países que mais recebem imigrantes, esperava-se que nos livros didáticos apresentassem situações de interação entre americanos e estrangeiros/imigrantes; além disso, esperava-se que alunos e professores pudessem ter acesso tanto ao ponto de vista do americano quanto ao do imigrante acerca dessa relação nativo/imigrante.

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Como Citar

Bruz, I. M. (2011). MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS. Revista X, 2(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.21911

Edição

Seção

Artigos para número atemático