PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS CHINESES SOBRE O STATUS DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA

Autores

  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Segatti Rios-Registro UENP-CP / PPG-UEL
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi UEM / PPG-UEL
  • Michele Salles El Kadri UEL / PPG-UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.15465

Palavras-chave:

ensino de língua inglesa, língua franca

Resumo

A expansão do uso da língua inglesa caracterizou-a como língua franca global. Em decorrência, esse status trouxe a necessidade de reconceitualizações do que seja ensinar essa língua, seus objetivos e seus modelos. Assim, neste estudo, objetivamos investigar se o ensino-aprendizagem da língua inglesa no contexto chinês despertou para a mencionada realidade, analisando o que estudantes e profissionais pensam sobre o ensino de uma língua considerada internacional. Como aportes teóricos, utilizamos Phillipson (2008), Mckay (2003), Pennycook (1994), Leffa (2002) e Gimenez (2002; prelo). O trabalho foi desenvolvido tendo por base um questionário, colhendo as opiniões de dez profissionais e estudantes chineses de diversas áreas acerca do ensino de língua inglesa como língua franca. Do que foi analisado, concluímos que a visão dos sujeitos entrevistados se aproxima da visão dos pesquisadores sobre o status dessa língua: ao considerarem relevante sua aprendizagem para propósitos específicos; ao valorizarem a cultura do próprio país e não apenas daqueles que a possuem como primeira língua; ao considerá-la útil para a comunicação com pessoas de vários lugares do mundo. Por outro lado, os chineses preferem como professor o falante nativo, divergindo, assim, da opinião dos estudiosos.

Downloads

Como Citar

Calvo, L. C. S., Rios-Registro, E. S., Ohuschi, M. C. G., & El Kadri, M. S. (2009). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS CHINESES SOBRE O STATUS DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. Revista X, 2(0.2009). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.15465

Edição

Seção

Artigos para número atemático