O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM MEIO ÀS GLOBALIZAÇÕES: RESITUANDO OS LETRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.15460Palavras-chave:
formação de professores, ensino de línguasResumo
Um dos fatores mais impactantes da globalização refere-se ao fato de que o meio digital tem propiciado o encontro de epistemologias. Compreender como os multiletramentos e os novos letramentos apontam para novas práticas sociais e implicações no ensino-aprendizagem de língua estrangeira tornou-se preocupação de muitos teóricos e pesquisadores recentes. Nesse trabalho enfatizo a natureza complexa dos letramentos a partir de conceitos de linguagem, conhecimento, cultura e realidade como sendo processos sociais dinâmicos em meio a relações desiguais de poder. Os letramentos pressupõem questionar, desafiar as práticas sociais dominantes, cuidando-se para não transformar valores locais em universais. Com isso espero contribuir com novas reflexões no âmbito do ensino-aprendizagem de língua estrangeira e educação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

