O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM MEIO ÀS GLOBALIZAÇÕES: RESITUANDO OS LETRAMENTOS

Autores

  • Nara Hiroko Takaki UNIP/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.15460

Palavras-chave:

formação de professores, ensino de línguas

Resumo

Um dos fatores mais impactantes da globalização refere-se ao fato de que o meio digital tem propiciado o encontro de epistemologias. Compreender como os multiletramentos e os novos letramentos apontam para novas práticas sociais e implicações no ensino-aprendizagem de língua estrangeira tornou-se preocupação de muitos teóricos e pesquisadores recentes. Nesse trabalho enfatizo a natureza complexa dos letramentos a partir de conceitos de linguagem, conhecimento, cultura e realidade como sendo processos sociais dinâmicos em meio a relações desiguais de poder. Os letramentos pressupõem questionar, desafiar as práticas sociais dominantes, cuidando-se para não transformar valores locais em universais. Com isso espero contribuir com novas reflexões no âmbito do ensino-aprendizagem de língua estrangeira e educação.

Biografia do Autor

Nara Hiroko Takaki, UNIP/USP

Nara Hiroko Takaki é docente na UNIP (São Paulo) e participa de grupo de estudos no Programa de Estudos Linguísticos e Literários do Departametno de Letras Modernas da USP.

Downloads

Como Citar

Takaki, N. H. (2009). O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM MEIO ÀS GLOBALIZAÇÕES: RESITUANDO OS LETRAMENTOS. Revista X, 2(0.2009). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.15460

Edição

Seção

Artigos para número atemático