Technical rationality and the education of foreign language teachers in a 'Letras' course

Authors

  • Telma Nunes Gimenez UEL
  • Viviane Bagio Furtoso UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2008.12556

Keywords:

currículo, língua estrangeira, abordagem reflexiva

Abstract

Neste texto discutimos aspectos da formação profissional na área de Letras, com destaque para a área de línguas estrangeiras modernas, a partir do processo de reformulação curricular em uma universidade do Norte do Paraná. As discussões que culminaram com a opção pelo fim das licenciaturas duplas foram marcadas pelos entendimentos sobre a relação teoria/prática, analisadas sob a luz da abordagem reflexiva de formação profissional. Inicialmente influenciada pela visão da ‘racionalidade técnica’ a nova proposta foi modificada a fim de contemplar a educação de professores de línguas estrangeiras em uma perspectiva de um redimensionamento entre aportes teóricos e atividades práticas. Foram também considerados os parâmetros das diretrizes curriculares para os cursos de formação de professores.

Author Biographies

Telma Nunes Gimenez, UEL

Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Pesquisadora CNPq.

Viviane Bagio Furtoso, UEL

Viviane Bagio Furtoso, Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL. Coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras Modernas e doutoranda na UNESP.

How to Cite

Gimenez, T. N., & Furtoso, V. B. (2008). Technical rationality and the education of foreign language teachers in a ’Letras’ course. Revista X, 2(0.2008). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2008.12556

Issue

Section

Articles