A FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE JOGOS EDUCATIVOS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES DO MNPEF

Autores

  • Rafael Felipe Pszybylski Instituto Federal do Paraná
  • Mateus Bazan Peters Querne Universidade Federal de São Carlos
  • Tarcila Bueno Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbpef.v1.101799

Palavras-chave:

Ensino de Física, Física de Partículas, Revisão Sistemática, Jogos educativos, Produtos Educacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de traçar um panorama dos jogos educativos desenvolvidos no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física voltados à abordagem da Física de Partículas no Ensino Médio. Com base nas categorias propostas por Roger Caillois, analisa-se as características dos jogos e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. A busca foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores “Física de Partículas” AND “Ensino de Física”, com o filtro “mestrados profissionais”. Após a aplicação do critério de inclusão, totalizaram-se 16 dissertações para análise. A leitura detalhada dos estudos permitiu identificar características e atitudes das categorias Agôn (competição), Mimicry (simulação) e da combinação Agôn + Alea (competição + sorte). Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento das estratégias de desenvolvimento de jogos voltados ao ensino de Física.

Biografia do Autor

Mateus Bazan Peters Querne, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) com período sanduíche na University of South Australia. Mestre em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina com trabalho na área de Teoria do Funcional da Densidade (2017 - 2019). Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2019 - 2023) com período sanduíche na University of Delaware. Professor substituto no IFPR - Campus Curitiba

Tarcila Bueno, Instituto Federal do Paraná

Tarcila Bueno atua como docente e pesquisadora no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Graduou-se em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também concluiu o mestrado em Engenharia Química e o doutorado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Desenvolve atividades de pesquisa com foco em processos fermentativos, especialmente na produção de probióticos esporulados e na área de ensino e ciências.

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Publicado

03-12-2025

Como Citar

FELIPE PSZYBYLSKI, Rafael; BAZAN PETERS QUERNE, Mateus; BUENO, Tarcila. A FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE JOGOS EDUCATIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES DO MNPEF. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Física, [S. l.], v. 1, 2025. DOI: 10.5380/rbpef.v1.101799. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rbpef/article/view/101799. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

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Artigos de pesquisa

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