A FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE JOGOS EDUCATIVOS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PRODUÇÕES DO MNPEF
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbpef.v1.101799Palabras clave:
Ensino de Física, Física de Partículas, Revisão Sistemática, Jogos educativos, Produtos EducacionaisResumen
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de traçar um panorama dos jogos educativos desenvolvidos no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física voltados à abordagem da Física de Partículas no Ensino Médio. Com base nas categorias propostas por Roger Caillois, analisa-se as características dos jogos e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. A busca foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores “Física de Partículas” AND “Ensino de Física”, com o filtro “mestrados profissionais”. Após a aplicação do critério de inclusão, totalizaram-se 16 dissertações para análise. A leitura detalhada dos estudos permitiu identificar características e atitudes das categorias Agôn (competição), Mimicry (simulação) e da combinação Agôn + Alea (competição + sorte). Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento das estratégias de desenvolvimento de jogos voltados ao ensino de Física.
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