Identidade Territorial da Comunidade Remanescente Quilombola de Água Morna de Curiúva-PR: uma análise após 10 anos de certificação
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v45i1.50448Resumen
As Comunidades Remanescentes de Quilombos, até a Constituição Federal de 1988, estiveram silenciadas e esquecidas pela sociedade em geral e pelo Estado. De modo que, esta invisibilidade repercutiu também na ciência geográfica. Com vista a suprir tal carência em função deste histórico, a presente reflexão temcomo objetivo central analisar a identidade territorial da Comunidade Remanescente de Quilombo de Água Morna, localizada no município de Curiúva – PR, a partir da sua certificação como quilombola pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2005, culminando na análise realizada em 2015. Isto é, apresentar como essa identidade territorial se constitui após 10 anos de certificação. Para este propósito, foram realizadas leituras de referências teóricos discutem a questão quilombola, identidade, território e identidade territorial, e de trabalho de campo e entrevistas com os sujeitos da comunidade e poder público. Ao longo do trabalho, verificou-se que, a certificação da comunidade criou um novo sujeito político e cultural, o quilombola. Entretanto, em função da ausência do poder público e dos problemas enfrentados pela comunidade com seu entorno, especialmente com os latifundiários vizinhos à comunidade, esta identidade atualmente encontra-se enfraquecida. De modo que, apresenta-se a configuração de um processo complexo de criação, fortalecimento, seguido de enfraquecimento e em alguns momentos de negação da identidade quilombola.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.