EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS ESCOLARES NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE COLOMBO/PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v10i0.3393Palabras clave:
Educação Ambiental, projetos, cidadania, Environmental education, projects, citizenshipResumen
As questões ambientais tem ocupado grande espaço nas discussões educacionais seja ela formal ou informal e, a Educação Ambiental tem sido defendida como um dos meios capazes de gerar reflexões e ações que levam a novas posturas diante da realidade sócio-ambiental. Instigada a desvendar como se sustentam as ações dos professores em relação às suas práticas ambientais, essa pesquisa buscou analisar os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal, localizadas em Colombo/PR. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as ações e concepções dos professores em relação à prática ambiental proposta nos projetos escolares. Buscou-se analisar o contexto teórico-metodológico dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas envolvidas na pesquisa, traçando um paralelo com as finalidades, objetivos e princípios da Educação Ambiental apontados nos documentos produzidos nos diversos encontros e debates nacionais e internacionais.
Citas
CORDIOLLI, M. Para entender os PCN’s: os temastransversais. Curitiba: Módulo, 1999.
CZAPSKI, S. A implantação da educação ambiental no Brasil.Brasília: MEC, 1998.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. SãoPaulo: Gaia, 2000.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. SãoPaulo: Papirus, 1995.
MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: doensino fundamental ao ensino médio. Campinas, São Paulo:Papirus, 2002.
MININNI-MEDINA, N. Antecedentes históricos: conferênciasinternacionais sobre educação ambiental. In:EDUCAÇÃOAMBIENTAL: curso básico a distância: questões ambientais,conceitos, história, problemas e alternativas. 2. ed. ampl.Brasília: MMA, 2001.
OLIVEIRA, E. M. Educação ambiental: uma possívelabordagem. Brasília: Ibama, 2000.
PARDO DÍAZ, A. Educação ambiental como projeto. 2. ed.Porto Alegre: Artmed, 2002.
PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental:desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus,2002.
_____.; COIMBRA, J. Á. A. Visão de Interdisciplinaridade naEducação Ambiental. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M. C.F.Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos.São Paulo: Signus, 2002.
SEGURA, D. S. B. Venturas e desventuras da educaçãoambiental na escolapública: um estudo de experiências na zonaleste do município de São Paulo. São Paulo, 1999. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.
VILA NOVA, E. Educar para o ambiente. 2. ed. Lisboa: Texto,1999.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.