EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS ESCOLARES NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE COLOMBO/PR

Autores/as

  • Maria Alice de Oliveira COLLERE

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v10i0.3393

Palabras clave:

Educação Ambiental, projetos, cidadania, Environmental education, projects, citizenship

Resumen

As questões ambientais tem ocupado grande espaço nas discussões educacionais seja ela formal ou informal e, a Educação Ambiental tem sido defendida como um dos meios capazes de gerar reflexões e ações que levam a novas posturas diante da realidade sócio-ambiental. Instigada a desvendar como se sustentam as ações dos professores em relação às suas práticas ambientais, essa pesquisa buscou analisar os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal, localizadas em Colombo/PR. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as ações e concepções dos professores em relação à prática ambiental proposta nos projetos escolares. Buscou-se analisar o contexto teórico-metodológico dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas envolvidas na pesquisa, traçando um paralelo com as finalidades, objetivos e princípios da Educação Ambiental apontados nos documentos produzidos nos diversos encontros e debates nacionais e internacionais.

Citas

CORDIOLLI, M. Para entender os PCN’s: os temastransversais. Curitiba: Módulo, 1999.

CZAPSKI, S. A implantação da educação ambiental no Brasil.Brasília: MEC, 1998.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. SãoPaulo: Gaia, 2000.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. SãoPaulo: Papirus, 1995.

MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: doensino fundamental ao ensino médio. Campinas, São Paulo:Papirus, 2002.

MININNI-MEDINA, N. Antecedentes históricos: conferênciasinternacionais sobre educação ambiental. In:EDUCAÇÃOAMBIENTAL: curso básico a distância: questões ambientais,conceitos, história, problemas e alternativas. 2. ed. ampl.Brasília: MMA, 2001.

OLIVEIRA, E. M. Educação ambiental: uma possívelabordagem. Brasília: Ibama, 2000.

PARDO DÍAZ, A. Educação ambiental como projeto. 2. ed.Porto Alegre: Artmed, 2002.

PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental:desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus,2002.

_____.; COIMBRA, J. Á. A. Visão de Interdisciplinaridade naEducação Ambiental. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M. C.F.Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos.São Paulo: Signus, 2002.

SEGURA, D. S. B. Venturas e desventuras da educaçãoambiental na escolapública: um estudo de experiências na zonaleste do município de São Paulo. São Paulo, 1999. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

VILA NOVA, E. Educar para o ambiente. 2. ed. Lisboa: Texto,1999.

Cómo citar

COLLERE, M. A. de O. (2005). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS ESCOLARES NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE COLOMBO/PR. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 10. https://doi.org/10.5380/raega.v10i0.3393

Número

Sección

Artigos