OS ELEMENTOS DO ESPAÇO TURÍSTICO DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

Autores/as

  • Nilze Paula FIGUEIREDO UFMS
  • Edgar Aparecido COSTA UFMS
  • Beatriz Lima PAULA UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v21i0.17360

Palabras clave:

Fronteira, espaço, turismo.

Resumen

O espaço geográfico objeto deste estudo foi a fronteira Brasil-Bolívia, envolvendo as áreas urbanas dos municípios brasileiros de Corumbá e Ladário e das secciones municipales bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez. O objetivo deste estudo foi analisar os elementos do espaço turístico fronteiriço, especulando sobre suas aproximações ou divergências com vistas a um planejamento integrado. Foram utilizados na metodologia de trabalho, dados secundários e resultantes do trabalho de campo. Essa fronteira produz um emaranhado de relações, de fluxos. Os elementos espaciais presentes imbricam complexas racionalidades ora aproximando, ora afastando e outras vezes desconsiderando as possibilidades que a fronteira pode traduzir.

Biografía del autor/a

Nilze Paula FIGUEIREDO, UFMS

Turismóloga, mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal

Edgar Aparecido COSTA, UFMS

Professor Adjunto do Departamento de Ciências do Ambiente, curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal da UFMS.

Beatriz Lima PAULA, UNIFAP

Engenheira Cartógrafa, Professora Assistente da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Geografia), Doutoranda em Geociências e Meio Ambiente - UNESP/ Rio Claro-SP

Citas

ALLGOEWER, Karin. Estrategia de turismo para el municipio de Puerto Suárez. Puerto Suárez: sn, 2005. (Documento elaborado para o World Wildlife Fund -WWF).

CORRÊA, Valmir Batista; CORRÊA, Lúcia Salsa; ALVES, Gilberto Luiz. Casario do porto de Corumbá. Campo Grande: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 1985.

FIEMT. Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso. Projeto logística de transportes no centro oeste sul-americano. Cuiabá-MT: FIEMT, 2000.

MONTEIRO,Maria José. Efeitos ambientais da urbanização de Corumbá –MS. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1997.

MOURA, Flávia Neri de. Entre estalictites e estalagmites: territorialidades no monumento natural da gruta do Lago Azul, Bonito-MS. Aquidauana, MS: UFMS/CEUA,2008, 123 f.(Mestrado em Geografia).

OLIVEIRA, Tito Carlos Machado de. Uma fronteira para o pôr-do-sol. Campo Grande: Editora UFMS, 1998.SANTOS, Milton.Espaço e método. 5.ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS JÚNIOR, Athayde Oliveira dos. O espaço turístico da fronteira do Brasil (Corumbá-MS) com a Bolívia. Corumbá, MS: UFMS/PPGEF, 2010,111 f. (Dissertação de Mestrado em Estudos Fronteiriços).

SILVA, Andreza Regina Moreira da.Porto Geral de Corumbá: Alternativa para o fortalecimento da criação de um novo produto Turístico? Corumbá: Universidade Católica Dom Bosco/Instituto de Ensino Superior do Pantanal, 2006,95 f. (Monografia de graduação em Turismo).

SILVA, Giane Aparecida Moura da. O trabalho infantil na região de fronteira Brasil-Bolívia. Corumbá, MS: UFMS/PPGEF, 2009.123 p. (Dissertação de Mestrado em Estudos Fronteiriços).

TARIFA, José Roberto. O sistema climático do Pantanal: da compreensão do sistema à definição de prioridades de pesquisa climatológica. In: Anais de 1º Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio Econômicos do Pantanal. Corumbá –MS: EMBRAPA, 28 de novembro a 4 de dezembro de 1984.

VALVERDE, Orlando. Fundamentos geográficos do planejamento do município de Corumbá-MS. Revista Brasileira de Geografia, ano 34, n.1, jan/mar. Rio de Janeiro: IBGE, 1972, p. 49-144.

ZAVATINI, João Afonso. Dinâmica climática no Mato Grosso do Sul. Geografia, Rio Claro, v. 17, n. 2, p. 65-91, out. 1992.

Publicado

2011-04-09

Cómo citar

FIGUEIREDO, N. P., COSTA, E. A., & PAULA, B. L. (2011). OS ELEMENTOS DO ESPAÇO TURÍSTICO DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 21. https://doi.org/10.5380/raega.v21i0.17360

Número

Sección

Artigos