TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE BONITO – MATO GROSSO DO SUL APÓS INTRODUÇÃO DO ECOTURISMO

Autores

  • Lisandra Pereira Lamoso
  • Roni Mayer Lomba

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v11i0.7753

Palavras-chave:

Ecoturismo, relação urbano-rural, Bonito, Ecotourism, urban-rural relationships

Resumo

A transição da agricultura para a exploração econômica do turismo fez com que o comércio no município de Bonito-MS passasse a se adequar ao atendimento do turista, criando uma rede de estabelecimentos especializados que modifica o mercado de trabalho e os eixos de valorização urbana, a partir da concentração dos estabelecimentos nas avenidas principais. Nossa pesquisa particulariza as transformações ocorridas a partir da segunda metade da década de oitenta, que marca a fase de transição da agricultura
para a exploração do turismo, discutindo as repercussões socioespaciais da expansão comercial e da economia de serviços em função da atividade turística.

Referências

BOGGIANI, Paulo César. Ciência, meio ambiente e turismoem Bonito: a combinação que deu certo? In: BANDUCCI, A.;MORETTI, E. C. (Orgs.). Qual paraíso: turismo e ambienteem Bonito e no Pantanal. Campo Grande: UFMS, 2001. p.151-165.

IBGE. Censo demográfico 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2001.

_____. Indicadores para Agropecuária. Rio de Janeiro: IBGE,2004.

LOMBA, Gilson. A atividade turística em Bonito-MS e o novomundo do trabalho. Campo Grande, 2004. Dissertação(Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de MatoGrosso do Sul.

LUCHIARI, Maria T. D. Paes. O lugar no mundo contemporâ-neo: turismo e urbanização em Ubatuba-SP. Campinas,1999. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Filosofiae Ciências Humanas, Unicamp.

MÉNDEZ, Ricardo. Geografia econômica: la lógica espacialdel capitalismo global. Barcelona: Editorial Ariel, 1997.

MORETTI, Edvaldo Cesar.Atividadeturística: produção econsumo do lugar Pantanal. In: BANDUCCI, A.; MORETTI, E.C. (Orgs.). Qual paraíso: turismo e ambiente em Bonito e noPantanal. Campo Grande, UFMS, 2001. p. 41-73.

PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as formas do comércio.In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. Novos caminhos para ageografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 143-159.

RODRIGUES, Arlete Moisés. O mito da sustentabilidade daatividade turística, In: BANDUCCI, A.; MORETTI, E. C. (Orgs.).Qual paraíso: turismo e ambiente em Bonito e no Pantanal.Campo Grande: UFMS, 2001. p. 19-38.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo –razão e emoção. São Paulo. Hucitec, 1996.

_____. O espaço dividido:os dois circuitos da economiaurbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Fran-cisco Alves, 1979.

URRY, John. O olhar do turista - lazer e viagens nas socieda-des contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 1996.

VARGAS, Icléia A. Ecoturismos e desenvolvimento sustentá-vel em Bonito – MS: elementos para uma análise ambiental.Campo Grande, 1998. 180 p. Dissertação (Mestrado emEducação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

_____. A gênese do turismo em Bonito.In: BANDUCCI, A.;MORETTI, E. C. (Orgs.). Qual paraíso: turismo e ambienteem Bonito e no Pantanal. Campo Grande: UFMS, 2001. p.127-149.

Downloads

Como Citar

Lamoso, L. P., & Lomba, R. M. (2006). TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO MUNICÍPIO DE BONITO – MATO GROSSO DO SUL APÓS INTRODUÇÃO DO ECOTURISMO. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 11. https://doi.org/10.5380/raega.v11i0.7753

Edição

Seção

Artigos