Open Journal Systems

EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA DENGUE E VARIAÇÃO TERMO PLUVIOMÉTRICA NO PARANÁ: UMAABORDAGEM GEOGRÁFICA

Eduardo Vedor de PAULA

Resumo


No presente trabalho, elaborado no âmbito da Geografia da Saúde, a manifestação da dengue no estado do Paraná encontra-se analisada a partir da relação de sua incidência com a infestação predial de seus vetores e com as condições climáticas regionais. Foram analisados aspectos concernentes à incidência da doença em sua relação com a temperatura e a pluviosidade a partir de uma perspectiva espaço-temporal de suas manifestações. O recorte temporal de análise recobre o período que vai do ano em que foi confirmado o primeiro caso autóctone de dengue no Paraná (1993) até o ano de 2003. Dentre as sugestões para o monitoramento e controle da dengue no estado do Paraná, cita-se a utilização de previsões climáticas, bem como o desenvolvimento de um sistema de informações geográficas que integre os dados do Sinan, do Sisfad e informações socioambientais.

Palavras-chave


Expansão da dengue; temperatura do ar; pluviosidade; estado do Paraná; Expansion of dengue fever; air temperature; rainfall; State of Paraná

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, M. S. et al. Conceitos básicos de sistema deinformação geográfica e cartografia aplicados à saúde.Brasília: Organização Pan-americana de Saúde / Ministérioda Saúde, 2000.

GUIMARÃES, R. B. Saúde pública e política urbana: memóriae imaginário social. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado) –Universidade de São Paulo.

MEDRONHO, R. A. et al. Epidemiologia. São Paulo: Ateneu,2002.

MENDONÇA, F. A. Clima e criminalidade: Ensaio analítico dacorrelação entre a criminalidade urbana e a temperatura doar. Curitiba: UFPR, 2002.

_____.; PAULA, E. V. L ́Incidence de la Dengue Dans leParaná et à Curitiba/Brésil: Approche Climatologique de laPériode 1995-2002. Dokumentacja Geograficza, Varsóvia, v.29, p. 253-256, 2003.

_____.; PAULA, E. V.; OLIVEIRA, M. M.; JORGE, F. V.; PINTO,L. R; KRUGER, G. H. B.Clima e dengue: abordagemintrodutória da evolução da dengue na região Sul do Brasil.In: VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIAGEOGRÁFICA, 6., 2004. Aracaju. 1 CD-ROM.

PAULA, E. V. Dengue: uma análise climato-geográfica de suamanifestação no estado do Paraná (1993-2003). Curitiba,2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal doParaná.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v10i0.4985