Open Journal Systems

A Solidariedade do Meio Técnico-Científico-Informacional no Porto De Natal-RN

Francisco Fransualdo de AZEVEDO, Thatiana Bezerra LUIZ

Resumo


Os portos são sistemas de engenharia que permitem a efetivação de uma das atividades do sistema logístico, o transporte de cargas. Partindo dessa idéia, o presente trabalho busca compreender como se dá a movimentação dos principais produtos exportados pelo porto de Natal (melão, açúcar, manga, quartzo e camarão), e em que medida o meio técnico-científico-informacional contribui para a movimentação de tais mercadorias. Além disso, pôde-se verificar os aspectos estruturais e tecnológicos de alguns portos brasileiros. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e aplicação de questionários. Constata-se que o porto de Natal possui algumas lacunas que limitam seu desempenho na movimentação de mercadorias, prejudicando a fluidez do espaço.

Palavras-chave


Movimentação; Porto de Natal; Meio Técnico-científico-Informacional

Texto completo:

PDF

Referências


GÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Porto de Natal.[On-line]: . [12 de junho de2010].

ANTAS, Silvano Barbosa Bezerra. Porto de Natal: estrutura, operacionalidade e viabilidade econômica. (Monografia) -Departamento de Geografia, UFRN, Natal, 1997.

BALLOU, Ronald H.. Logística Empresarial:transportes, administração de materiais e distribuição física. SãoPaulo: Atlas, 1993.

BERNARDES, Júlia Adão.Circuitos espaciais da produção na fronteira agrícola moderna: BR-163 matogrossense. In: BERNARDES, Júlia Adão; FREIRE FILHO, Osni de Luna. Geografias da Soja: BR 163 Fronteiras em Mutação. Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, 2006. Pág. 13-37.

BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Balança Comercial por Unidade de Federação.[On-line].. [17 de outubro de2010].

COMPANHIA DOCAS DO RIO GRANDE DO NORTE–CODERN.Histórico Da Movimentação Geral De Cargas 2004-2010 (em ton): Embarque Geral de Mercadorias Acumulado.Natal: Codern, 2010.

CONTEL, Fabio Betioli. Os sistemas de movimento no território brasileiro. In:SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no iníciodo século XXI.(Estudos de Caso). 6. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. Pág. 357-374.

FIGUEIREDO, Gustavo Soares. O Papel dos Portos Concentradores na Cadeia Logística Global.Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2010.

FORTUNA, Denizart da Silva.Espaço -Rede, Produtividade e (re)Ordenamento Espacial: notas sobre as (re)interpretações dos "impactos" da rodovia BR-163 na porção norte matogrossenseIn: BERNARDES, Júlia Adão; FREIRE FILHO, Osni de Luna. Geografias da Soja:BR 163 Fronteiras em Mutação.Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, 2006. Pág. 77-98.

GOEBEL, Dieter. Logística: otimização do transporte e estoques na empresa.[On-line]. [26demarço2010].

MEDEIROS, Aristófanes Dantas de. Fatores Intervenientes na Competitividade dos Portos Brasileiros: Um Estudo de Caso no Nordeste.154 f. Dissertação (Mestrado) -Departamento de Engenharia de Produção, UFRN, Rio Grande do Norte, 2005.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia.São Paulo: Contexto, 2007.ORNELAS, Ronaldo Dos Santos. Relação Porto/Cidade:o Caso de Santos. [On-line]. . [10de marçode 2010.

RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral; FERREIRA, Karine Araújo. Logística e Transportes:uma discussão sobre os modais de transporte e o panorama brasileiro.[On-line]. . [26 de março de2010].

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo:razão e emoção.4. ed. São Paulo: Edusp, 2008a.

_______. A Urbanização Brasileira.5. ed. São Paulo: Edusp, 2005a.

_______. Da Totalidade ao Lugar.São Paulo: Edusp, 2005b.

_______. Espaço e Método.4. ed. São Paulo: Nobel, 1997.

_______. Metamorfoses do Espaço Habitado.6. ed. São Paulo: Edusp, 2008b.

_______. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura.O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SECRETARIA DE PORTOS. Sistema Portuário Nacional.[On-line] . [28demaio 2010].

SILVA, Fabiano Sewiki da; SELLITTO, Miguel Afonso. Sistema hidroviário e portuário do Rio Grande do Sul: visão geral e contextual da infra-estrutura.[On-line]. . [30demaiode2010.

SILVA, Anelino Francisco da. Natal e Recife: portos em busca de identificação econômica.Natal: UFRN/CCHLA, 1995.

TRIBUNADO NORTE. Porto de Natal: investimentos que fazem a diferença.[On-line] . [28 de março de2010].




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v28i0.32302