JUVENTUDES, GEOGRAFIA E RELIGIÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS NOÇÕES DE FORMA SIMBÓLICA E HABITUS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRAMO, H. W. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994.
_____. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. nº 5 e 6, mai/dez, 1997. p.25-36.
_____.O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, M. V. (Org) Juventude e adolescência no Brasil:referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005.
_____. W.; BRANCO, P. P. M. (orgs). Retratos da juventude brasileira:análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.
AITKEN, S. C. Geographies of young people: the morally contested spaces of identity. London: Routledge, 2001.
ALVES, R. O que é religião. Vol. 5.São Paulo: Brasiliense, 1981.
BERGER, P.L.A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v.21, n.1, 2000.p.9-24.
BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.(1ª ed.original 1974)
_____. A Economia das Trocas Linguísticas: o que falar quer dizer. 2 ed. 1ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. (1ª ed. original 1982)
CARDOZO, C. E. Fé em Deus, pé na tábua –pertença religiosa e participação social das juventudes. In: OLIVEIRA, T. R. de; GONTIJO, C. R. B.; CASTRO, C. L. F. de; (Orgs).Políticas Públicas de Juventudes: contextos, percepções e desafios da prática. Barbacema: EdUEMG; Belo Horizonte: UFMG/FPP “Tancredo Neves”, 2010. p.75-96.
_____.Juventude, religião e Neoliberalismo. Disponível em: Acessado em: 15/05/2007.
CARDOSO, D da S. Underground Cristão: a construção geográfica de uma cena religiosa jovem alternativa. Porto Alegre: Liro, 2011.
_____. daS.; TURRA NETO, N. Juventude, cidade e território: esboço de uma Geografia das Juventudes. In: Seminário de Pesquisa Juventudes e Cidade, 1, 2011. (Digital) Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.
CARRANO, P. C. R. Os jovens e a cidade:identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2002.
CASSIRER, E. Filosofia das Formas Simbólicas I–A linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (1ª ed.original1923)
_____. Las ciencias de la cultura. Trad. de Wenceslao Roces. 2 ed. México: FCE, 2005a.(1ª ed. original 1942)
_____. Ensaio sobre o Homem:introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2005b. (1ª ed. original 1944)
COSTA, M. R. da. Os Carecas de Cristo e as Tribos Urbanas do Underground Evangélico. In: PAIS, J. M.; BLASS, L. M. da S. (orgs). Tribos urbanas:produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
CRUZ, R. R. De máscaras, tribus y rituales: etnografias y otros textos nómadas. In:_____.Emergencia de Culturas Juveniles:Estrategias del desencanto. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2000.
DWYER, C. Negotiating diasporic identities: young British South Asian Muslim women. Women’s Studies International Forum, nº 23, 2000. p.475-486.
DAYRELL, J. Juventude, grupos culturais e sociabilidade. Disponível em:
_____.Um olhar sobre a juventude. In: DAYRELL, J.(Org). A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p.21-44.
_____. Juventude, grupos culturais e sociabilidade.Disponível em:
ELIADE, M. Tratado de história das religiões. Lisboa: Cosmos, 1977.
FERNANDES, V. Filosofia, ética e educação na perspectiva de Ernst Cassirer. Tese (Doutorado em Educação). Faculdadede Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2006.
FERNANDES, D. Juventudes e Religião: contribuições a partir da Geografia da Religião. In: I Seminário de Pesquisa Juventudes e Cidade, 01, 2011. (Digital) Anais...Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.
_____.; GIL FILHO, S. F. Geografia em Cassirer: perspectivas para Geografia da Religião. Revista GeoTextos. Salvador, v.07, nº02, dez, 2011.
_____.;TURRA NETO, N. Desvendando territórios: um olhar geográfico sobre a juventude evangélica. In: IV SEET –Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II SNMT –Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades: Novos horizontes na Geografia: perspectivas de território e de territorialidade. (Digital) Anais...Francisco Beltrão, 2009.
_____.; et. al. Grupo de discussão sobre juventude e cidade: uma experiência de pesquisa. In: Encontro Latino Americano de Geógrafos, 11, 2007. (Digital) Anais...Bogotá: Universidade Nacional de Colômbia, 2007.
GIL FILHO, S. F.Geografia Cultural: estrutura e primado das representações.In: Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: (UERJ/NEPEC), v. 19-20, jan-dez, 2005. p.51-59.
_____.Geografia da Religião: reconstruções teóricas sob o idealismo critico. In: KOZEL, S.; SILVA, J. da C.; GIL FILHO, S. F. (Orgs). Da Percepção e Cognição à Representação: reconstruções teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem; Curitiba, NEER, 2007. p.207-222.
_____.Espaço Sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: Ibpex, 2008.
HOLLOWAY, J.; VALINS, O. Placing religion and spirituality in geography. Social and Cultural Geography, nº01, 2002. p.5-10.
HOPKINS, P. E. Young people, masculinities, religion and race: newsocial geographies. Progress in Human Geography, nº31(2), 2007. p.163-177.
_____.et al. Mapping intergenerationalities: the formation of youthful religiosities. Transactions of the Institute of British Geographers, nº36, 2011. p.314-327.
IBASE/POLIS. Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas. Rio de Janeiro: Ibase/Polis, 2005.Disponível em: Acessado em: 06/08/2007.
IBGE –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: Acessado em: 15/07/2011.
KANT, I.Crítica da Razão Pura. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2001. (1ª ed. original 1787)KONG, L. Mapping "new" geographies of religion: politics and poetics in modernity. Progress in Human Geography, nº25, 2001. p.211-233.
MATTHEWS, H.; LIMB, M. Defining an agenda for the geography of children: review and prospect. Progress in Human Geography, nº23, 1999. p.61-90.
NOVAES, R. Juventude, percepções e comportamentos: a religião faz a diferença? In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P.P.M.(orgs). Retratos da juventude brasileira:análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. p.263-290.
_____.Os jovens "sem religião": ventos secularizantes, "espírito de época" e novos sincretismos. Notas preliminares. Estudos avançados, nº18 (52),set/dez,2004.p.321-330.
ORTIZ,R. Introdução: a procura de uma sociologia da prática. In:_________.(org.) Pierre Bourdieu:sociologia. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. p.7-36.PAIS, J. M. Culturas juvenis. 2ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional –Casa da moeda, 2003.
PELUSO, M. L.; TORMIM, C. V. Violência social, pobreza e identidade entre jovens no entorno do Distrito Federal. GEOUSP, São Paulo, nº18, 2005. p.127-137.
SIMMEL, G. Sociabilidade: um exemplode sociologia pura ou formal. In: MORAIS FILHO, E. (Org.) Simmel.São Paulo: Ática, 1983._____. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
SKELTON, T.; VALENTINE, G. Cool places:geographies of youth culture.London: Routledge, 1998.
THIRY-CHERQUES, H.R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. RAP, Rio de Janeiro, 40(1), Jan/Fev. 2006. p. 27-55.
TURRA NETO, N. Enterrado Vivo:identidade punk em Londrina. São Paulo, Editora UNESP, 2004.
_____. Múltiplas trajetórias juvenis em Guarapuava:territórios e redes de sociabilidade. 516 f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente: 2008.
WACQUANT, L. Notas para esclarecer a noção de habitus. RBSE –Revista Brasileira de Ciências Sociais. nº06, 16, abril, 2007. p.5-11.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v27i0.30417