Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO DE ESCORREGAMENTOS NO MACICO DO MORRO DA CRUZ, FLORIANÓPOLIS, SC

Silvia Midori Saito, Joel Robert Georges Marcel Pellerin

Resumo


A gestão de risco no Brasil, por muito tempo, esteve relacionada apenas ao atendimento de emergências. Esse processo, entretanto, envolve ações em identificação, prevenção e redução dos riscos. O presente artigo analisou as práticas na gestão de risco a escorregamentos no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, Santa Catarina. Especial atenção foi dada aos dezesseis assentamentos precários existentes na área de estudo expostos ao risco de deslizamentos em diferentes graus. O estudo revelou que muitas ações isoladas foram efetuadas pelos diversos atores envolvidos, mas ainda nada se faz de maneira sistêmica, que contribua para o desenvolvimento municipal.

 


Palavras-chave


Gestão de Risco; Escorregamento; Assentamentos precários

Texto completo:

ARTIGO AUTORIZAÇÃO

Referências


ABNT. Norma NBR ISO 31000 (ago/2009): Gestão de Riscos. Rio de Janeiro:ABNT, 2009

AFONSO, S. Urbanização de encostas e ocupação do Morro da Cruz. São Paulo,1992, 376p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) –Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São PauloCADHAB/SHSA (2008).

CEPREDENAC -Centro de Coordinación para la Prevención de los Desastres Naturales en América Central. La Gestión Local Del Riesgo nociones y precisiones en torno al concepto y la práctica.Guatemala, 2003.

EIRD -Estrategia Internacional Para La Reducción De Desastres -Naciones Unidas. Vivir con el Riesgo: informe mundial sobre iniciativas para La reducción de desastres. Secretaría Interinstitucional de la Estrategia Internacional para La Reducción de Desastres, Naciones Unidas (EIRD/ONU), 2004.

HOUAISS, A. Dicionário Houaissde língua portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 1ºed,2003.

IPUF -Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Perfil das áreas carentes. Florianópolis, 1993.

KOBIYAMA, M. .CHECCHIA, T.; SILVA, R.V.; SCHRODER, P.H.; GRANDO, A. REGINATTO, G.M.P. Papel da comunidade e da universidade no gerenciamento de desastres naturais. In: Anais...SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESASTRES NATURAIS. 2004, 834-846p.

NEGREDO, J. C. A Defesa Civil que não se conhece ou que não se vê. In: FRANK, B. SEVEGNANI, L. Desastre de 2008 no vale do ItajaíÁgua, gente e política. Blumenau: Agencia de Água do Vale do Itajaí, 2009.

PMRR -PLANO MUNICIPAL DE REDUCAO DE RISCO DE FLORIANÓPOLIS –. Relatório do Plano Municipal de Redução de Risco. Florianópolis: UFSC-CEPED/PMF. 2006.

PRIETO, J.P.S. El desafio de la Gestión de Riesgos como estrategia de intervención multisetorial y participativa al servicio del desarrollo. IN: Grupo Internacional Recursos del Sur –IRG. Tiempo para entregar el relevo: reducción del riesgo de desastre desde la perspectiva de la gestión ambiental, ordenamiento territorial, finanzas e inversión pública. Costa Rica, USAID, 2007.

RAIMUNDO, H. A. Aspectos Geotécnicos e Pluviométricos Associados a Instabilidade de Encostas em Florianópolis -SC. 1998. 325p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) -Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

REGO NETO, C. B. Morro da Cruz-Florianópolis/SC: condicionantes geológico-geotécnicos ao uso do solo. Rio de Janeiro, 1988, 150p. Dissertação (Mestrado em Geologia) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1988.

SAITO, S.M. Estudo analítico da suscetibilidade a escorregamentos e quedas de blocos no Maciço Central de Florianópolis-SC, Florianópolis, 2004, 132p. Dissertação (Mestrado em Geografia) –Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

TOMAZZOLI, E. R. ; PELLERIN, J.R G M .Geologia e Geomorfologia da Área de Influência do Maciço Central da Cidade de Florianópolis. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 2002, São Luiz -MA.Anais, 2002. v. 1. p. 101-102.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v29i0.29670