INDICAÇÃO PARA O USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SALOBRA – SERRA DA BODOQUENA, MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • João Cândido André da SILVA NETO

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v25i0.28014

Palavras-chave:

Uso da terra, Apropriação da Natureza, Sistema de Informações Geográficas

Resumo

O processo de apropriação da natureza na Bacia Hidrográfica do Rio Salobra tem ocorrido muitas vezes de maneira intensa e em áreas inadequadas, não respeitando as características físico-naturais das paisagens. Esse processo deveria apoiar-se na capacidade de exploração econômica dos recursos naturais e na resiliência desse ecossistema. Nessa perspectiva, objetivou-se mapear as áreas adequadas para cada tipo de uso da terra, conforme as características da paisagem, verificando-se que 64% da área estudada apresentam problemas de conservação dos solos ou são indicadas para reflorestamento e, 36% da área são indicadas para uso com pastagem ou para agricultura com lavouras de ciclos curtos/ sazonais.

Referências

ALMEIDA, Márcia Ajala. Política de desenvolvimento e estruturação do espaço regional da área da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia-Universidade Estadual Paulista-UNESP-Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, 2005.

BERTONI, José & LOMBARDI NETO, Francisco, Conservação do solo, São Paulo: Ícone, 4ª Ed.1999.CAMARA G., SOUZA R.C.M., FREITAS U.M., GARRIDO J; "SPRING: Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modelling"; Computers & Graphics, 20: (3) 395-403,May-Jun1996.

CAMARGO, Luís Henrique Ramos de, A ruptura do meio ambiente: conhecendo as mudanças ambientais do planeta através de uma nova concepção da ciência: a geografia da complexidade,Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ª Ed.2008.

CREPANI, Edison. et al., Sensoriamento remoto e geoprocessamento Aplicados ao Zoneamento Ecológico-Econômico e ao Ordenamento Territorial.São José dos Campos, INPE-8454-RPQ/722. 2001.

CREPANI, Edison. et al.; Intensidade Pluviométrica: uma maneira de tratar dados pluviométricos para análise da vulnerabilidade de paisagens à perda de solo; São José dos Campos, INPE-11237-RPQ/760. 2004.

CREPANI, Edison et al., Zoneamento Ecológico-econômico;In: FLORENZANO, Teresa G; Geomorfologia: Conceitos e tecnologias atuais. São Paulo, Oficina de Textos, 2008.Cap.10, p. 285-314.

EMBRAPA –Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação dos solos.Brasília, 1999.

ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL,GEOPARK BODOQUENA-PANTANAL:Dossiê de candidatura à Rede Global de Geoparks Nacionais sob auspício da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura/UNESCO.Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais –Serviço Geológico do Brasil, 2010.

HIDROWEB-Sistema de Informações Hidrológicas, Série histórica de dados de pluviométricos (on-line); site <http://hidroweb.ana.gov.br/>; acessado em 12 de janeiro de 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE): Catálogo de Imagens LANDSAT; <http://www.dgi.inpe.br/>,acessado em 03 de feveiro de 2011.

LEFF, Enrique; Epistemologia Ambiental; São Paulo: Editora Cortez, 3° Ed., 2002.

LEPSCH, Igor F. Formação e Conservação dos solos.SãoPaulo: Oficina de Textos, 2002.

MARTINS, J. de O. (Coordenador Geral). Atlas Multirreferêncial do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS. SEPLAN/IBGE, 1990.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA, SECRETARIA DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL. CPRM, Geologia e Recursos Minerais do Estado de Mato Grosso do Sul, Serviço Geológico do Brasil, Campo Grande –MS, 2006.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA: SECRETARIA –GERAL, PROJETO RADAM BRASIL,Levantamento de Recursos Naturais, Vol.28,Folha SF. 21 CAMPO GRANDE, Rio de Janeiro. 1982.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL, Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai-PCBAP. Volumes: I e II, Tomos I e II, Programa Nacional de Meio Ambiente, 1997.

SÁNCHES, Roberto O; Zoneamento Agroecológico: Bases para o ordenamento ecológico-Paisagístico do meio rural e florestal. Cuiabá –MT, Fundação de Pesquisas Cândido Rondon, 1991.

ROBERT, Jean, Produção; In: In: WOLFGANG, Sachs (editor), Dicionário do desenvolvimento, Tradutores: Vera Lúcia M. Joscelyne, Susana de Gyalokay e Jaime A. Clasen. Petrópolis -RJ, Vozes, 2000.

SHIVA, Vandana, Recursos Naturais; In: WOLFGANG, Sachs (editor),Dicionário do desenvolvimento, Tradutores: Vera Lúcia M. Joscelyne, Susana de Gyalokay e Jaime A. Clasen. Petrópolis-RJ, Vozes, 2000.

SILVA NETO, J. C. A.&NUNES, J. O. R.Vulnerabilidade da paisagem à perda de solos na Bacia Hidrográfica do Rio Salobra-MS. In: Anais do IX Encontro Nacional da Associação de Pós-graduação em Geografia ENANPEGE, Goiânia –GO,2011.TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: IBGE, 1977.

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

SILVA NETO, J. C. A. da. (2012). INDICAÇÃO PARA O USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SALOBRA – SERRA DA BODOQUENA, MATO GROSSO DO SUL. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 25. https://doi.org/10.5380/raega.v25i0.28014

Edição

Seção

Artigos