Open Journal Systems

SISTEMA EDUCACIONAL ITALIANO E O PAPEL DA GEOGRAFIA NA ITALIA

Salete KOZEL, Alceli Ribeiro ALVES

Resumo


O presente artigo consiste em uma análise e reflexão sobre a formação dos geógrafos, professores de geografia e o ensino da Geografia na Itália em diferentes níveis de ensino. O estudo também fornece um análise geral a respeito de como está atualmente situado o ensino da geografia nas escolas médias e universidades italianas. Além disso, procurou-se verificar se existem algumas semelhanças e diferenças entre a Geografia na Itália e aquela praticada nas escolas e universidades brasileiras. A análise dos dados também revelam os principais problemas enfrentados pelos estudantes e Instituições no sistema escolar italiano e as especificidades de uma carreira como Geógrafo ou professor de Geografia na Itália.

Palavras-chave


geografia na Itália; escola média e universidade italianas; sistema escolar italiano

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, A. R.O uso da charge e o ensino da Geografia: geografia acadêmica e sua integração a geografia escolar.In: X Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2005, Curitiba. Anais do X EPEG, 2005.

BALDACCI, O. Storia della Geografia.In:Memorie della Società Geografica Italiana: Un Sessantennio di Ricerca Geográfica Italiana.Roma, 1964, 621p.

BERTACCHI, C.La Geografia nella Scienza, nella Scuola e nella Vita sociale.Bollettino della SocietàGeograficaItaliana.Roma, pp. 895-920, 1913.

CALIFANO, L. Costituzione della Repubblica Italiana.4ºed. Maggioli Editore, 2006. 105p.

COLAMONICO, C. O Ensino da Geografia.In:Memorie della Società GeograficaItaliana: Un Sessantennio di Ricerca Geográfica Italiana.Roma, 1964, 621p.

COMUNE DE MILANO. Estatística de instrução 1999-2000. Sistema Estatístico Nacional: Setor de Estatística.

CORRIERE DELLA SERA. Riforma Gelmini.Sobre o teto a ser estabelecido aos alunos estrangeiros e a reduçãono númerode cursos superiores oferecidos.Disponívelem: Acesso em: 29 nov. 2009.

De VECCHIS, G. A scuola senza Geografia?Ambiente,Società,Territorio,Geografia nelle Scuole.Anno LV (X) n. 2 marzo/aprile 2010. Disponívelem http://www.aiig.it/Rivista/Numeri/2010/N02/02_editoriale.pdf. Acesso em: 11 Nov.2010.

GAZZETTA UFFICIALE. Lei 19 novembrode1990, nº 341.Dispone sulla riforma degli ordinamenti didattici universitari.Publicada em23 novembro1990. nº 274.

____ Decreto Ministerial nº 509, 03 novembrodi 1999.Regolamento recantenorme concernenti l’autonomia didattica degli atenei. Publicada em04 Jan.2000. nº 2.

____ Decreto-leinº 112, 25 junho de 2008.Disposizioni urgenti per lo sviluppoeconomico, la semplificazione, la competitività, la stabilizzazione della finanza pubblica e la perequazione Tributaria. Publicada em 25 junho 2008. nº 147.

____ Lei nº133, 6 agosto 2008. "Conversione in legge, con modificazioni, deldecreto-legge 25 giugno 2008, n. 112, recante disposizioni urgenti per lo sviluppo economico, la semplificazione, la competitività, la stabilizzazione della finanza pubblica e la perequazione tributaria." Publicadaem21agosto 2008, n. 195-Suppl. Ordinario n. 196.

____ Decreto-lei nº 137, 01 setembro 2008. Disposizioni urgenti in materia di istruzione e università. Publicada em 01 setembro 2008. nº 204.

ITÁLIA. Decretos Ministeriais nº 39/1998, 354/1998 e 22/2005.Dispõem sobre os ordenamentos das classes de concurso e cátedras e locais de ensinamento. Disponívelem Acesso em: 30 jul. 2007.

____ Lei nº01 de 11 janeiro de 2007.Dispõe sobreos exames de estado conclusivos dos cursos de instrução secundária superior e delega ao governo a conexão entre as escolas e universidades. Disponível em Acesso em: 30 jul. 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ITALIANO. Dados estatísticos do ano escolar 2004/2005.Disponível em Acesso em: 30 jul. 2007.

PATCHI. Università: le proposte del ministro Gelmini per la riforma.InFormazione, In Evidenza, Politica. (foto)Publicada em 23 de março de 2009.Disponível em:

PELLEGRINI G. CORNA., Cultural geography, geo-politics and cognitive imagination.Home of Geography. Rome, Villa Celimontana,December 12-14,2005 Disponível em: Acesso em: 11November 2010.VALUSSI, G. Atti del XXIII Congresso Geográfico Italiano.vol III. Catânia, !983.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v22i0.21772