As enchentes no Vale do Itajaí-Açú/SC: das obras de contenção à indústria da enchente – a problemática ambiental e a relação homem/natureza na busca de soluções
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v5i1.18320Palavras-chave:
Enchentes, Vale do Itajaí-Açu/SC, obras de contenção, indústria da enchenteResumo
O presente trabalho focaliza questões sobre a problemática de enchentes registradas no Vale do Itajaí, SC. A bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, situada na Vertente Atlântica do Nordeste Catarinense, é uma das mais expressivas do Estado, tanto nos aspectos hidrográficos quanto nos sócio-econômicos. Desde sua colonização o Vale do Itajaí vem enfrentando calamidades em decorrência das cheias; esses problemas vêm se repetindo, seja por falta de recursos ou até mesmo por dificuldades técnicas, sem mencionar fatores agravantes como o desmatamento, a utilização das encostas, entre outros. Com base na enchente de 1957, o extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento-DNOS, projetou um sistema de barragens de contenção na Bacia do Itajaí-Açu: a Oeste/Taió (110 milhões m3), a Sul/ltuporanga (97,5 milhões m3) e a Norte/José Boiteux (357 milhões de m3) de armazenamento de água. Este estudo foi desenvolvido a partir do referencial bibliográfico atinente à execução de obras estruturais. Dados estatísticos foram levantados para comparar o número de habitantes e o processo de urbanização, industrialização e infra-estrutura, que permitiram a análise sócio-espacial e sobretudo a das enchentes. Constatou-se, portanto, que as características físicas, os processos de colonização e urbanização, a problemática das enchentes catástrofes e as obras implantadas para a sua contenção, constituem uma interação entre os sistemas natural e social, ineficaz, responsável pelo aumento da frequência e magnitude das enchentes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
