Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?)

Autores

  • Ana Maria MURATORI

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v1i0.17921

Palavras-chave:

Microdesertos edáficos, ação antrópica, neopaisagem, Quinário ou Tecnógeno

Resumo

A região noroeste do Estado do Paraná, no sul do Brasil, foi palco de grandes transformações devido à retirada da cobertura florestal e intensa ocupação agrícola a partir do final da década de 40. Esta atuação humana acelerou processos que passaram a modificar a paisagem existente, determinando condições de desequilíbrio ambiental. Distinguem-se processos relativos à pré-desertificação, na área relativa à cobertura sedimentar arenosa, sob a forma de microdesertos edáficos. Estas condições, por sua vez, induzem a que se aceite a ideia de que a ação antrópica, que interfere nos processos da dinâmica ambiental, estão desenhando a neopaisagem da região e, relacionando- se a um novo período geológico, denominado de Quinário ou Tecnógeno.

Downloads

Como Citar

MURATORI, A. M. (1997). Os microdesertos edáficos na neopaisagem da Região Noroeste do Estado do Paraná – Brasil, como registro de um novo período geológico (Quinário?). RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 1. https://doi.org/10.5380/raega.v1i0.17921

Edição

Seção

Artigos