Open Journal Systems

Por uma arte geográfica no ensino

Tiago Vieira CAVALCANTE

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo discutir de forma crítica a disjunção entre o racionalismo científico, do qual faz parte a geografia, e a arte. Levamos em consideração a possibilidade de conjugar estas duas criações humanas para que assim o ensino de geografia possa ser reavaliado e somado, haja vista as possibilidades que a arte em seu caráter epistemológico e ontológico tem a oferecer. Assim, efetuamos breve reflexão sobre a geografia em seu contexto histórico buscando perceber o mote da dualidade arte e ciência (geográfica), lançando, ao final, proposições para que a disjunção possa se desfazer criativamente, em benefício de uma educação geográfica ampliada e imaginativa.

Palavras-chave


Arte; ensino; epistemologia; ontologia; geografia

Texto completo:

PDF

Referências


LVES, Rubem. Cenas da vida. 11. ed. Campinas: Papirus, 2006.ALVES, Rubem. Porumaeducaçãoromântica. 7. ed. Campinas: Papirus, 2008.

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia: ciência da sociedade. São Paulo: Atlas, 1987.

BESSE, Jean-Marc. Veraterra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Conviteàfilosofia. São Paulo: Ática, 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná E. et al. (Orgs). Geografia: conceitos e temas. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p. 15-47.

CORRÊA, Roberto L.; ROSENDAHL, Zeny. Literatura, música e espaço: uma introdução. In: CORRÊA, Roberto L.; ROSENDAHL, Zeny (Orgs). Literatura,músicaeespaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007, p. 7-16.

DARDEL, Eric. L’Homme et la Terre: nature de la réalité géographique. Paris: CTHS, 1990.

PERRISSÉ, Gabriel. Literaturaeeducação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.P

ESSOA, Fernando. Obras em prosa em um volume. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1976.

GOMES, Paulo César da Costa. Geografiaemodernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

HISSA, Cássio E. V.; GERARDI, Lúcia H. de O. Imagens da geografia contemporânea: modernidade, caos e integração dos saberes. In: GERARDI, Lúcia H. de Oliveira G.; MENDES, Iandara Alves. (Orgs). Teoria, técnicas, espaços e atividades:temas da geografia contemporânea. 1. ed. Rio Claro / São Paulo: AGETEO, 2001, p. 7-20.

HISSA, Cássio E. Viana. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MACHADO, Valeriê Cardoso. A ciência geográfica e sua inserção nos currículos escolares: notas de uma pesquisa bibliográfica. In: COLÓQUIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO, 1.Uberlândia, 2008.

MARANDOLA JR., Eduardo. Humanismo e abordagem cultural em geografia. In: GEOGRAFIA, Rio Claro, v. 30, n. 3, p. 393-419. set./dez. 2005.

MARANDOLA JR., Eduardo. Humanismoearteparaumageografiadoconhecimento. In: COLÓQUIO BRASILEIRO SOBRE HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO, 1., 2008, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Centro de Memória/UFU, 2008.MORAES. Antônio Carlos R. Geografia: pequena história crítica. 18. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.

MORIN, Edgar; LE MOIGE, Jean Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópoles, 2000b.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SANTOS, Milton. A naturezadoespaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

TONINI, Ivaine Maria. Geografiaescolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

WRIGHT, John K. Terra incognitae: the place of the imagination in Geography. Annalsof the Association of American Geographers, v.37, p.1-15. 1947.

SOARES, Maria Lúcia de Amorim. Girassóis ou heliantos:maneiras criadoras para o conhecer geográfico. Sococaba: PM – Linc, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v19i0.14037