NOTA EDITORIAL Vol.64 (12/2025) RA’E GA – O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v64i1.101108

Resumo

A RA’E GA – O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE apresenta a comunidade científica, nacional e internacional, o terceiro volume de 2025 (V. 64, n. 1 - 12/2025 - DOI: http://dx.doi.org/ 10.5380/raega.v64i1.101108). Esse volume reúne artigos com diferentes temáticas correlatas ao conhecimento Geográfico e de outros domínios científicos.

A Revista mantém o fluxo de publicação em inglês e português. Esta estratégia visa preservar a estrutura de construção dos textos e aumentar o acesso dos diferentes leitores. Com base nos primeiros resultados extraídos da plataforma Dimension o índice de citações médio por artigo tem aumentado e atingiu 1,41 em 2024/25. Em uma década (2014 a 2024) as citações nessa plataforma saltaram de aproximadamente 10 para mais de 200, respectivamente. Isso mostra que o reconhecimento da qualidade dos manuscritos pela comunidade científica por meio de citações.

Nessa edição, damos início ao novo processo editorial, com três editores-chefes na RA’E GA – O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE. Assim, agradecemos à Profª. Drª. Catherine Torres de Almeira e o Prof. Dr. Michael Vinicius de Sordi por aceitarem compor o grupo. Essa nova estrutura nos permitirá trabalhar com maior eficiência, explorar novas bases de indexação, criar novas oportunidades para autores e em última análise, oportunizar aos autores e leitores da revista novas oportunidades com maior repercussão. 

A RA’E GA agradece as(os) autoras(es), a equipe editorial, as(os) editoras(es) de secção, as revisoras(es), em especial as/os que atuaram neste volume e ao Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da UFPR. Todo esse ecossistema é fundamental para o desenvolvimento científico brasileiro e foi essencial para a qualidade do presente volume.

Biografia do Autor

Fábio Marcelo Breunig, UFPR

Graduado em Geografia pela UFSM, com Mestrado e Doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Em 2015 e 2019 fez pós-doutorado abordando aplicações de sensoriamento remoto no estudo de águas interiores e na agricultura de precisão, respectivamente. Atualmente coordena o PPGGEO/UFPR (Conceito 6), coordena dois grupos de pesquisa do CNPQ, e participa de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão relacionados a Sensoriamento Remoto do Ambiente (agricultura, floresta, água, Unidades de conservação), SIG, Análise de Erros e Modelagem Ambiental. Na sua atuação faz uso de imagens de satélite, Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones), modelagens fenológicas e de transferência radiativa. Busca otimizar soluções espaciais, com foco em produtos, trabalhos acadêmicos e processos patenteados, promovendo a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Orienta alunos de Ensino médio, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Tem promovido esforços para criar redes de pesquisa em nível nacional e internacional, com pesquisadores e estudantes de diversos países e instituições (EUA, Europa, Ásia, África, etc.). É Editor Chefe da Revista Raega (A1) e de área da REGEP (A2), realiza pareceres para FINEP, FAPESP, CNPQ etc. Publicou diversos artigos, com foco em revistas de alto fator de impacto.

Catherine Torres de Almeida, UFPR

Engenheira florestal formada na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) com período sanduíche na UdL (Universidade de Lleida - Espanha) e Bióloga formada na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Mestra em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ) e doutora em Sensoriamento Remoto (INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Vencedora do Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa 2020. Professora da Unesp-Registro (dedicação exclusiva), no período de out/2022 a fev/2025, ministrando as disciplinas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto I e II, Metodologia Científica, Informática Básica e Topografia. Atualmente, é professora adjunta A (dedicação exclusiva) no Departamento de Geografia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), ministrando as disciplinas de Cartografia e Cartografia Temática. Também é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros (PPGBAC) da UNESP de São Vicente e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da UFPR. Principais linhas de pesquisa relacionadas à dinâmica de ecossistemas tropicais, às mudanças climáticas e ao potencial de dados de sensoriamento remoto para a análise ambiental.

Michael Vinicius Sordi, UFPR

Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado em Geografia (ênfase em Análise Ambiental) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche no Centre de Recherche et d'Enseignement de Géosciences de l'Environnement (CEREGE) (Aix-en-Provence, França) (2018). É mestre em Geografia com ênfase em análise ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2014), possui graduação na área de Geografia nas habilitações Bacharel e Licenciatura (2011) também pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas na grande área da Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Evolução regional do relevo e da rede hidrográfica em longo-termo, Geomorfologia fluvial e Geomorfologia fluvial aplicada.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Breunig, F. M., Almeida, C. T. de, & Sordi, M. V. (2025). NOTA EDITORIAL Vol.64 (12/2025) RA’E GA – O ESPAÇO GEOGRÁFICO EM ANÁLISE. Ra’e Ga: O Espaço Geográfico Em Análise, 64(1), 1–2. https://doi.org/10.5380/raega.v64i1.101108