Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478

Keywords:

satisfação com a vida, otimismo, afetos positivos, ansiedade, afetos negativos

Abstract

Esta pesquisa avaliou a relação entre aspectos positivos (satisfação com a vida, otimismo e afetos positivos) e negativos (ansiedade e afetos negativos), assim como a autoavaliação de desempenho escolar, frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Participaram 172 estudantes de cursos técnicos, sendo 118 do sexo feminino, com idades entre 15 e 51 anos (M = 17,5; DP = 8,73 anos). Diferenças significativas mostraram que os homens apresentaram maiores médias nas medidas positivas avaliadas (satisfação com a vida e otimismo), enquanto as mulheres apresentaram maior média em aspectos negativos (afetos negativos e ansiedade). Os alunos que avaliaram seu desempenho escolar como excelente apresentaram maior média em satisfação com a vida, afetos positivos e otimismo. Almeja-se que tais resultados possam fomentar estratégias voltadas à prevenção de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes, bem como incentivar pesquisas futuras de caráter longitudinal.

Author Biographies

Janaina Chnaider, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Laís Santos-Vitti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Pós-graduanda do curso de Terapia Cognitivo-Comportamental da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Membro ativo do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica do potencial humano (PUC-CAMP). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2018). Graduada em Psicologia pela UFS (2016).

Published

2024-09-02

How to Cite

Chnaider, J., Nakano, T. de C., & Santos-Vitti, L. (2024). Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478

Issue

Section

Research Reports