Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478

Palabras clave:

satisfação com a vida, otimismo, afetos positivos, ansiedade, afetos negativos

Resumen

Esta pesquisa avaliou a relação entre aspectos positivos (satisfação com a vida, otimismo e afetos positivos) e negativos (ansiedade e afetos negativos), assim como a autoavaliação de desempenho escolar, frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Participaram 172 estudantes de cursos técnicos, sendo 118 do sexo feminino, com idades entre 15 e 51 anos (M = 17,5; DP = 8,73 anos). Diferenças significativas mostraram que os homens apresentaram maiores médias nas medidas positivas avaliadas (satisfação com a vida e otimismo), enquanto as mulheres apresentaram maior média em aspectos negativos (afetos negativos e ansiedade). Os alunos que avaliaram seu desempenho escolar como excelente apresentaram maior média em satisfação com a vida, afetos positivos e otimismo. Almeja-se que tais resultados possam fomentar estratégias voltadas à prevenção de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes, bem como incentivar pesquisas futuras de caráter longitudinal.

Biografía del autor/a

Janaina Chnaider, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Laís Santos-Vitti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Pós-graduanda do curso de Terapia Cognitivo-Comportamental da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Membro ativo do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica do potencial humano (PUC-CAMP). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2018). Graduada em Psicologia pela UFS (2016).

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Chnaider, J., Nakano, T. de C., & Santos-Vitti, L. (2024). Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478

Número

Sección

Relatos de Pesquisa