Avaliação da Escala Likert dos Itens do CSAI-2 em Atletas

Autores

  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário Salesiano
  • José Maria Montiel Anhanguera Educacional
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.26775

Palavras-chave:

CSAI-2, psicologia do esporte, análise de Rasch, avaliação psicológica, psicodiagnóstico

Resumo

Este artigo investigou evidências de validade por estrutura interna para o Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2) em atletas pelo modelo de Rasch. Foram investigados 172 atletas de cinco modalidades esportivas distintas, com idades entre 14 e 58 anos com média de idade de 21 anos (DP=5,99). O instrumento avalia ansiedade em situação de competição e possui 27 itens em formato likert com quatro níveis possíveis de avaliação para assinalar a frequência de ocorrência. A análise das categorias de resposta dos itens revelou a pertinência de quatro níveis para a avaliação. Os resultados sugerem que uma reformulação de uma das categorias de análise do CSAI-2 deveria ser feita para possibilitar uma melhor compreensão dos itens.

Biografia do Autor

Daniel Bartholomeu, Centro Universitário Salesiano

Daniel Bartholomeu é psicólogo Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. É colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE) onde realiza seus estudos de pós doutorado em Psicologia do Esporte e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). Atua como docente no Centro Universitário Salesiano de Americana, onde coordena o Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas.

José Maria Montiel, Anhanguera Educacional

José Maria Montiel possui graduação em Psicologia, mestrado em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental. Doutorado em Psicologia (Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental) pela Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação neuropsicológica com ênfase em transtornos mentais, desenvolvimento de instrumentos para avaliação psicológica e neuropsicológica e intervenções psicológicas. Membro do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas.. Programa de Pós Graduação - Anhanguera Educacional Jundiai

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista

Afonso Antonio Machado é formado pela PUC em Educação Física, tendo realizado seu doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. É livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE). Atualmente é docente da Graduação em Educação Física na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, no Instituto Superior de Educação Uirapuru (Sorocaba) e professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde ministra aulas na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

12-11-2013

Como Citar

Bartholomeu, D., Montiel, J. M., & Machado, A. A. (2013). Avaliação da Escala Likert dos Itens do CSAI-2 em Atletas. Interação Em Psicologia, 17(1). https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.26775

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa