Habilidades Sociais e estresse em universitários de Psicologia, Enfermagem e Medicina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.86160

Palabras clave:

habilidades sociais, estresse, estudantes universitários

Resumen

O reduzido repertório de habilidades sociais pode potencializar o efeito das variáveis estressoras. Este trabalho objetivou investigar as relações entre estresse e habilidades sociais em 64 estudantes de Psicologia, 51 de Medicina e 51 de Enfermagem, selecionados a partir de amostra por conveniência. Foram aplicados o ISSL, um questionário sobre eventos estressores e o IHS. Houve mais estresse no curso de Psicologia (75%) seguido de Enfermagem (72,5%) e Medicina (70,6%). Para todos os cursos, os eventos mais estressores referiam-se a desempenho, atividades e prazos, gastos com a universidade e risco de greve. O fator mais alto de habilidades sociais foi autoafirmação na expressão de sentimento positivo em todos os cursos. Os alunos de Psicologia apresentaram escores levemente maiores no IHS do que os alunos de Enfermagem e Medicina. Não foi encontrada relação significativa entre habilidades sociais e estresse. Os achados apontam para a importância de intervenções específicas para reduzir os efeitos do estresse no contexto universitário, como estratégias de estudo e gerenciamento do tempo. Estudos futuros são necessários pois a distribuição dos participantes ao longo dos semestres variou entre os cursos.

Biografía del autor/a

Ana Clícia Bonfm, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Petrolina, Pernambuco, Brasil

Psicóloga e Coordenadora do CAPS I- Cairu, BA

Junnia Maria Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Adjunta no Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Lorena de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Psicóloga na Policlínica Regional de Saúde: Alagoinhas, BA, BR

Publicado

2025-09-29

Cómo citar

Bonfm, A. C., Moreira, J. M., & Souza, L. de. (2025). Habilidades Sociais e estresse em universitários de Psicologia, Enfermagem e Medicina. Interação Em Psicologia, 29(2). https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.86160

Número

Sección

Relatos de Pesquisa