Habilidades Sociais e estresse em universitários de Psicologia, Enfermagem e Medicina
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.86160Keywords:
habilidades sociais, estresse, estudantes universitáriosAbstract
O reduzido repertório de habilidades sociais pode potencializar o efeito das variáveis estressoras. Este trabalho objetivou investigar as relações entre estresse e habilidades sociais em 64 estudantes de Psicologia, 51 de Medicina e 51 de Enfermagem, selecionados a partir de amostra por conveniência. Foram aplicados o ISSL, um questionário sobre eventos estressores e o IHS. Houve mais estresse no curso de Psicologia (75%) seguido de Enfermagem (72,5%) e Medicina (70,6%). Para todos os cursos, os eventos mais estressores referiam-se a desempenho, atividades e prazos, gastos com a universidade e risco de greve. O fator mais alto de habilidades sociais foi autoafirmação na expressão de sentimento positivo em todos os cursos. Os alunos de Psicologia apresentaram escores levemente maiores no IHS do que os alunos de Enfermagem e Medicina. Não foi encontrada relação significativa entre habilidades sociais e estresse. Os achados apontam para a importância de intervenções específicas para reduzir os efeitos do estresse no contexto universitário, como estratégias de estudo e gerenciamento do tempo. Estudos futuros são necessários pois a distribuição dos participantes ao longo dos semestres variou entre os cursos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Junnia Maria Moreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
