Mal-estar docente na escolarização: reflexões a partir do relatório escolar.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.69029

Palavras-chave:

relatório escolar, mal-estar, psicanálise, educação.

Resumo

Compreendendo o mal-estar como consequência dos conflitos inevitáveis entre o individual e o coletivo (Freud, 1930/1995), o presente trabalho tem como proposta contribuir para a investigação do mal-estar e sua expressão em professores. Partindo do entendimento que a expressão do mal-estar se constitui em um crivo de compreensão para o descontentamento frente às exigências da cultura sobre o sujeito, pergunta-se como o mal-estar
se apresenta referido à relação professor-aluno. O estudo surgiu a partir da experiência de um grupo de pesquisa feito em parceria entre as faculdades de Educação da UFRJ e da UFF e também o Instituto de Psiquiatria da UFRJ com o SPIA, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, que objetivou questionar como o mal-estar é vivenciado pelos diversos agentes envolvidos no processo educacional. Neste trabalho, especificamente, através de uma análise documental da escrita do relatório escolar, temos como objeto o
discurso de educadores através de 12 relatórios escolares encaminhados aos pais e/ou à saúde mental. O estudo compreende que o mal-estar como ferramenta teórico-conceitual para pensar o relatório, contribui para uma reflexão sobre possíveis atravessamentos subjetivos no cotidiano de educadores e alunos.

Biografia do Autor

Rafaela Amaral Cunha do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Psicologia pela UFRJ. Mestranda pelo programa de Teoria Psicanalítica pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro - (PPTP - UFRJ)

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de pós-graduação em Psicologia

 Coordenadora do NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas)

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Publicado

20-08-2020

Como Citar

Nascimento, R. A. C. do, & Carneiro, C. (2020). Mal-estar docente na escolarização: reflexões a partir do relatório escolar. Interação Em Psicologia, 24(2). https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.69029

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa