Boas práticas científicas: Uma discussão analítico-comportamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.54143

Palabras clave:

análise do comportamento, má conduta científica, fidelidade a diretrizes, fraude, legislação em ciência e tecnologia.

Resumen

A publicação de um relatório que contém diretrizes de boas práticas científicas pelo CNPq, em 2011, é considerada um dos marcos da discussão sobre integridade na ciência no Brasil. O objetivo deste trabalho foi discutir tais diretrizes sob enfoque comportamentalista, considerando-as como regras. Embora as regras ofereçam vantagens à aquisição de boas práticas pelos pesquisadores, o ensino da moralidade não deveria se restringir à exposição desses profissionais a essas diretrizes, mas oferecer condições para que eles fiquem sensíveis a diferentes questões éticas que podem surgir no contexto de produção de conhecimento científico. A análise do documento publicado pelo CNPq mostra, ainda, que as consequências atreladas às más e às boas práticas em ciências são tardias e inespecíficas. Por outro lado, a literatura consultada correlaciona a fraude na ciência às exigências de produtividade científica: em alguns casos, as más condutas parecem permitir a adaptação do pesquisador às exigências de produtividade. Além disso, consequências associadas às contingências de produtividade acadêmica são mais imediatas podendo, portanto, exercer maior controle sobre o comportamento do cientista. A discussão sobre a fraude científica, nesse sentido, implica considerar as atuais contingências acadêmicas.

Biografía del autor/a

Taísa Scarpin Guazi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP-Bauru.

Publicado

2018-04-01

Cómo citar

Guazi, T. S., Laurenti, C., & Carrra, K. (2018). Boas práticas científicas: Uma discussão analítico-comportamental. Interação Em Psicologia, 22(1). https://doi.org/10.5380/psi.v22i1.54143

Número

Sección

Estudos Teóricos ou Históricos