Intervenções Comportamentais no Ensino de Atenção Conjunta para Crianças com Autismo: Uma revisão de literatura

Autores

  • Flávia Teresa Neves Silva Bacelar Universidade Federal do Pará
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i2.34696

Palavras-chave:

atenção conjunta, autismo, procedimentos comportamentais

Resumo

Este trabalho revisou estudos baseados na metodologia e procedimentos da Análise do Comportamento que investigaram o ensino da atenção conjunta (AC) para crianças com autismo, procurando descrever e analisar as variáveis envolvidas no ensino de resposta de atenção conjunta (RAC) e de iniciação de atenção conjunta (IAC). Foram avaliados: componentes da AC e classes de respostas de RAC e IAC treinados; procedimentos utilizados; estímulos discriminativos e reforçadores usados; participação de familiares; e resultados de aquisição e generalização. Os resultados da revisão mostraram o sucesso em estabelecer RAC e IAC através de procedimentos comportamentais e apontam quais estratégias podem favorecer a manutenção e generalização desses repertórios. Sugere-se a necessidade de estudos que avaliem a relação entre AC e operantes verbais básicos.

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Como Citar

Bacelar, F. T. N. S., & Alves de Souza, C. B. (2014). Intervenções Comportamentais no Ensino de Atenção Conjunta para Crianças com Autismo: Uma revisão de literatura. Interação Em Psicologia, 18(2). https://doi.org/10.5380/psi.v18i2.34696

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura