Literatura e assertividade: comportamentos da personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo.

Autores/as

  • Camila Negreiros Comodo Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiane Ferraz Silveira Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.25739

Palabras clave:

habilidades sociais, assertividade, histórias infantis

Resumen

A leitura de histórias infantis tem sido reconhecida fonte de aprendizagem de comportamentos e valores que contribuem para interações sociais saudáveis. O presente estudo teve como objetivo analisar funcionalmente os comportamentos sociais que podem ser classificados como assertivos, agressivos e passivos da personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo. Foram analisadas três obras de Monteiro Lobato mediante a seleção dos comportamentos da personagem, indicando possíveis antecedentes e consequentes. Discute-se que a personagem não apresenta dificuldade de se expor em situações com risco de reação indesejada e afirma seus direitos. Adicionalmente, debate-se sobre os múltiplos controles a que os comportamentos de Emília estão submetidos, a saber, consequências individuais e para o grupo social, de curto e longo prazo.

Publicado

2013-11-12

Cómo citar

Comodo, C. N., Silveira, F. F., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2013). Literatura e assertividade: comportamentos da personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo. Interação Em Psicologia, 17(1). https://doi.org/10.5380/psi.v17i1.25739

Número

Sección

Relatos de Pesquisa