Inclusão no trabalho: A vivência de pessoas com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.23012Palabras clave:
inclusão no trabalho, deficiência intelectual, educação especial, profissionalizaçãoResumen
O trabalho constitui um dos principais contextos de desenvolvimento dos jovens/adultos com deficiência. O presente relato apresenta a experiência de pessoas com deficiência intelectual sobre sua inclusão no trabalho. Realizaram-se entrevistas com quatro aprendizes com diagnóstico de deficiência intelectual e experiência ocupacional no comércio. Os resultados apontam que o insucesso na inclusão destes jovens/adultos se deveu tanto pela falta de preparação profissional, questões pessoais e socioemocionais, como pela dificuldade das empresas em receber as pessoas com deficiência. O estreitamento do vínculo entre a instituição profissionalizante e as empresas é de suma importância para o sucesso da inclusão, dentre outros fatores.
Palavras-chave: inclusão no trabalho; deficiência intelectual; educação especial; profissionalização.
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