Compreendendo a aprendizagem da mãe na lida com seu filho num Centro de Terapia Intensiva pediátrico
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.12640Palavras-chave:
aprendizagem, hospitalização, famíliaResumo
Este estudo foi delineado de forma qualitativa, e teve como objetivo desvendar como mães aprendem sobre a assistência prestada ao filho internado em centros de terapia intensiva pediátricos. Foi realizado em um hospital geral particular, da Região Sudeste do Brasil. Os dados foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com a mãe e observação participante. Os resultados demonstraram que a mãe aprende observando os profissionais de saúde e por meio das atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional. A mãe aprende a conviver e a compartilhar espaços limitados, tempos de atenção e dedicação ao filho e experiências de outros sobre como cuidar. A convivência educa a mãe e equipe multidisciplinar quando se compartilham crenças que permeiam as práticas cotidianas.
Palavras-chave: aprendizagem; hospitalização; família.
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