Alusão à morte em produções musicais: uma análise a partir da sustentabilidade afetiva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.77413

Keywords:

morte, arte musical, sustentabilidade afetiva, psicologia

Abstract

Partindo da concepção de morte enquanto dimensão essencial da existência e considerando que os modos de concebê-la revelam alguns componentes de subjetivação que circulam em cada momento histórico, a presente pesquisa qualitativa analisou as maneiras como produções musicais brasileiras fazem alusão à morte, evidenciando impactos que ela gera nas subjetividades. Como resultado, foi possível reafirmar a importância da Arte como campo possível para superar o interdito posto sobre a morte, assim como para elaboração dos afetos dela emergentes. Verificou-se a contribuição da noção de sustentabilidade afetiva na interface com as produções artísticas musicais para superação da negação da morte e para a experimentação de outros modos afetivamente sustentáveis de conviver com esse acontecimento. Concluiu-se que a dificuldade de abordar a morte é um desafio enfrentado pela Arte e pela Psicologia Social que pode ser superado à medida que ambas admitem seu caráter inevitável e potente para invenção de novas vidas.

Author Biographies

Amanda Biasotto, Universidade Estadual de Londrina.

Discente do curso de graduaçção em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Iniciação Cietífica do CNPq.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Produtividade do CNPq - N2.

Published

2022-06-09

How to Cite

Biasotto, A., & Mansano, S. R. V. (2022). Alusão à morte em produções musicais: uma análise a partir da sustentabilidade afetiva. Interação Em Psicologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.77413

Issue

Section

Research Reports