Concepções de crianças da Educação Infantil sobre violência e a relação com o brincar: contribuições de Freud e Winnicott

Authors

  • Taísa Resende Sousa Universidade de Brasilia
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília
  • Maíra Muhringer Volpe Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.56020

Keywords:

crianças, educação infantil, psicanálise, violência, brincar.

Abstract

Este relato de pesquisa objetivou compreender as concepções de crianças sobre violência, tecendo relações entre a violência e o brincar, a partir de Freud e Winnicott. O brincar é entendido como uma expressão característica das crianças, e também uma experiência criativa, indo além do mecanismo de sublimação e estando presente em todas as fases da vida do ser humano. A metodologia qualitativa consistiu na observação participante em um Centro de Educação Infantil, da rede pública, no Distrito Federal (DF); na realização de quatro oficinas lúdicas com crianças de quatro e cinco anos, em uma turma do primeiro período; além da leitura do projeto político-pedagógico (PPP) dessa escola. Como resultados e discussão, evidenciamos encontros e desencontros entre o escrito no PPP e a vivência na observação participante; e as concepções de crianças sobre violência. A pesquisa empírica reforçou a pertinência em tecermos relações entre a violência e o brincar, entendendo-o como uma das maneiras de elaborações de possíveis conteúdos ligados à violência e como uma experiência criativa, a partir dos próprios recursos das crianças.

Author Biographies

Taísa Resende Sousa, Universidade de Brasilia

Doutoranda e Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, na Universidade de Brasília (UnB). Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

Atualmente é Profa. Associada I da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Pós Doutorado em Sciences de lEducation pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). 

Maíra Muhringer Volpe, Universidade de Brasília

É Pesquisadora Colaboradora Júnior, com bolsa PNPD/Capes, no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). É Doutora (2013), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, e Mestre em Sociologia (2007) pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais (2003) e licenciatura em Sociologia (2006) pela mesma universidade. 

Published

2019-04-30

How to Cite

Sousa, T. R., Pedroza, R. L. S., & Volpe, M. M. (2019). Concepções de crianças da Educação Infantil sobre violência e a relação com o brincar: contribuições de Freud e Winnicott. Interação Em Psicologia, 23(1). https://doi.org/10.5380/psi.v23i1.56020

Issue

Section

Research Reports