Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478

Palavras-chave:

satisfação com a vida, otimismo, afetos positivos, ansiedade, afetos negativos

Resumo

Esta pesquisa avaliou a relação entre aspectos positivos (satisfação com a vida, otimismo e afetos positivos) e negativos (ansiedade e afetos negativos), assim como a autoavaliação de desempenho escolar, frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Participaram 172 estudantes de cursos técnicos, sendo 118 do sexo feminino, com idades entre 15 e 51 anos (M = 17,5; DP = 8,73 anos). Diferenças significativas mostraram que os homens apresentaram maiores médias nas medidas positivas avaliadas (satisfação com a vida e otimismo), enquanto as mulheres apresentaram maior média em aspectos negativos (afetos negativos e ansiedade). Os alunos que avaliaram seu desempenho escolar como excelente apresentaram maior média em satisfação com a vida, afetos positivos e otimismo. Almeja-se que tais resultados possam fomentar estratégias voltadas à prevenção de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes, bem como incentivar pesquisas futuras de caráter longitudinal.

Biografia do Autor

Janaina Chnaider, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP).

Laís Santos-Vitti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Pós-graduanda do curso de Terapia Cognitivo-Comportamental da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Membro ativo do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica do potencial humano (PUC-CAMP). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2018). Graduada em Psicologia pela UFS (2016).

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Chnaider, J., Nakano, T. de C., & Santos-Vitti, L. (2024). Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa