Fatores de risco e de proteção e autoavaliação de desempenho escolar frente à Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.85478Palavras-chave:
satisfação com a vida, otimismo, afetos positivos, ansiedade, afetos negativosResumo
Esta pesquisa avaliou a relação entre aspectos positivos (satisfação com a vida, otimismo e afetos positivos) e negativos (ansiedade e afetos negativos), assim como a autoavaliação de desempenho escolar, frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Participaram 172 estudantes de cursos técnicos, sendo 118 do sexo feminino, com idades entre 15 e 51 anos (M = 17,5; DP = 8,73 anos). Diferenças significativas mostraram que os homens apresentaram maiores médias nas medidas positivas avaliadas (satisfação com a vida e otimismo), enquanto as mulheres apresentaram maior média em aspectos negativos (afetos negativos e ansiedade). Os alunos que avaliaram seu desempenho escolar como excelente apresentaram maior média em satisfação com a vida, afetos positivos e otimismo. Almeja-se que tais resultados possam fomentar estratégias voltadas à prevenção de problemas relacionados à saúde mental dos adolescentes, bem como incentivar pesquisas futuras de caráter longitudinal.
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