Relatos de professores sobre manifestações sexuais de alunos com deficiência no contexto escolar

Autores

  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia
  • Maria Salete Fábio Aranha

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3290

Palavras-chave:

sexualidade, deficiência, concepções de professores

Resumo

O estudo investigou as manifestações sexuais de alunos com deficiência, a partir do relato de 40 professores. O conteúdo desses relatos, obtidos através de entrevistas, foi organizado em agrupamentos temáticos: a não-ocorrência de manifestações sexuais, a ocorrência de comentários de natureza sexual e de comportamentos sexuais. As manifestações sexuais dos alunos, relatadas pelos professores, foram consistentes com o esperado para sua faixa etária, sem evidência de padrões atípicos. Nos poucos casos em que foram relatadas manifestações inadequadas, estas foram provocadas por determinantes ambientais e não por características inerentes à deficiência. A maioria dos professores julgou a sexualidade dos alunos segundo seus próprios valores, o que indica uma lacuna na formação dos professores em relação à educação sexual.

Palavras-chave: sexualidade; deficiência; concepções de professores.

 

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Publicado

13-10-2005

Como Citar

Maia, A. C. B., & Aranha, M. S. F. (2005). Relatos de professores sobre manifestações sexuais de alunos com deficiência no contexto escolar. Interação Em Psicologia, 9(1). https://doi.org/10.5380/psi.v9i1.3290

Edição

Seção

Artigos