Open Journal Systems

Seguimento de Instruções Não Correspondentes em Crianças de Diferentes Idades

Kátia Daniele Biscouto, Andréia Schmidt, Dhayana Inthamoussu Veiga

Resumo


A manutenção de desempenhos controlados por instruções não correspondentes pode ser atribuída a diferentes variáveis. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma história experimental de apresentação de instruções correspondentes sobre o comportamento subsequente de seguir instruções não correspondentes, em um procedimento de operante livre. Doze crianças (3 a 8 anos) participaram de um jogo de caça ao tesouro. As primeiras pistas do jogo (correspondentes) indicavam corretamente onde encontrar mais pistas; sem sinalização de alteração de condição, pistas não correspondentes passaram a ser apresentadas. Os participantes mantiveram-se seguindo instruções (correspondentes ou não). Gradualmente, porém, passaram a dispensar mais tempo buscando pistas em locais não indicados pelas instruções não correspondentes. Discutem-se possíveis variáveis relacionadas à manutenção do desempenho instruído.

Palavras-chave


instruções; controle por regras; operante livre; história experimental; crianças

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v18i2.29428