Seguimento de Instruções Não Correspondentes em Crianças de Diferentes Idades

Autores

  • Kátia Daniele Biscouto Universidade Estadual de Londrina
  • Andréia Schmidt Universidade de São Paulo
  • Dhayana Inthamoussu Veiga Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i2.29428

Palavras-chave:

instruções, controle por regras, operante livre, história experimental, crianças

Resumo

A manutenção de desempenhos controlados por instruções não correspondentes pode ser atribuída a diferentes variáveis. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma história experimental de apresentação de instruções correspondentes sobre o comportamento subsequente de seguir instruções não correspondentes, em um procedimento de operante livre. Doze crianças (3 a 8 anos) participaram de um jogo de caça ao tesouro. As primeiras pistas do jogo (correspondentes) indicavam corretamente onde encontrar mais pistas; sem sinalização de alteração de condição, pistas não correspondentes passaram a ser apresentadas. Os participantes mantiveram-se seguindo instruções (correspondentes ou não). Gradualmente, porém, passaram a dispensar mais tempo buscando pistas em locais não indicados pelas instruções não correspondentes. Discutem-se possíveis variáveis relacionadas à manutenção do desempenho instruído.

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Como Citar

Biscouto, K. D., Schmidt, A., & Veiga, D. I. (2014). Seguimento de Instruções Não Correspondentes em Crianças de Diferentes Idades. Interação Em Psicologia, 18(2). https://doi.org/10.5380/psi.v18i2.29428

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa