CORRUPÇÃO, DEMOCRACIA E CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy
  • Romer Motttinha Santos Universidade Federal do Paraná
  • Geraldo Leopoldo da Silva Torrecillas Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35514

Palavras-chave:

Corrupção, confiança política, democracia, América Latina

Resumo

As democracias latino-americanas seguem em consolidação, entretanto, ainda estão em estado de incompletude, nesse sentido, a percepção de corrupção parece altamente disseminada. Este trabalho tem o objetivo de testar duas hipóteses sobre a América Latina: 1) o baixo nível de confiança nos partidos políticos e no Congresso Nacional guarda relação com a percepção de corrupção; 2) a percepção de corrupção guarda relação com a qualidade da democracia. Para testar nossas hipóteses utilizamos três bases de dados distintas: 1) dados do corruption perception index, dos anos de 2012 e 2013; 2) dados do Latinobarómetro referentes à confiança em partidos políticos e confiança no Congresso Nacional de 2010 e 2011; 3) dados do The Democracy Ranking of the Quality of Democracy de 2008 a 2011 desenvolvidos pelo The Democracy Ranking Association. Nossos resultados mostram que a percepção de corrupção influencia no nível de confiança no Congresso e nos partidos; indicam também que, países latino americanos com menor qualidade democrática estão mais susceptíveis a altos níveis de percepção de corrupção.

Biografia do Autor

Thiago Perez Bernardes de Moraes, Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

Cientista político, doutorando em Psicologia Social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy (UAJFK), é professor na area de direito e ciencias sociais. 

Romer Motttinha Santos, Universidade Federal do Paraná

Cientista político, mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Geraldo Leopoldo da Silva Torrecillas, Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

Administrador, mestre em gestão social do trabalho pela Universidade de Brasileira (UNB),  doutorando em Psicologia Social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy (UAJFK). É Conselheiro Federal do Conselho Federal de Administraçao do Distrito Federal e professor na area de administração. 

Downloads

Publicado

2014-07-29

Como Citar

Bernardes de Moraes, T. P., Santos, R. M., & Torrecillas, G. L. da S. (2014). CORRUPÇÃO, DEMOCRACIA E CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA. Revista Eletrônica De Ciência Política, 5(1). https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35514

Edição

Seção

Dossiê América Latina