CORRUPÇÃO, DEMOCRACIA E CONFIANÇA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
DOI :
https://doi.org/10.5380/recp.v5i1.35514Mots-clés :
Corrupção, confiança política, democracia, América LatinaRésumé
As democracias latino-americanas seguem em consolidação, entretanto, ainda estão em estado de incompletude, nesse sentido, a percepção de corrupção parece altamente disseminada. Este trabalho tem o objetivo de testar duas hipóteses sobre a América Latina: 1) o baixo nível de confiança nos partidos políticos e no Congresso Nacional guarda relação com a percepção de corrupção; 2) a percepção de corrupção guarda relação com a qualidade da democracia. Para testar nossas hipóteses utilizamos três bases de dados distintas: 1) dados do corruption perception index, dos anos de 2012 e 2013; 2) dados do Latinobarómetro referentes à confiança em partidos políticos e confiança no Congresso Nacional de 2010 e 2011; 3) dados do The Democracy Ranking of the Quality of Democracy de 2008 a 2011 desenvolvidos pelo The Democracy Ranking Association. Nossos resultados mostram que a percepção de corrupção influencia no nível de confiança no Congresso e nos partidos; indicam também que, países latino americanos com menor qualidade democrática estão mais susceptíveis a altos níveis de percepção de corrupção.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.