13 Reasons Why: uma análise filosófica a respeito do suicídio sob a ótica de Camus, Freud e Schopenhauer e sua abordagem pedagógica no Ensino Médio.

Autores

  • Edson Renato Nardi Centro Universitário Claretiano
  • Leticia Rossi Feliciano Brigagão Centro Universitário Claretiano

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v7i1.62479

Palavras-chave:

13 reasons why, suicídio, Camus, Freud, Schopenhauer, ensino.

Resumo

O objetivo deste artigo é reexaminar o fenômeno do suicídio, substanciado na série
televisiva 13 reasons why, criada por Brian Yorkey no ano de 2017. Neste reexame, analisa-se o conteúdo do seriado, a polêmica oriunda de seu tema e as razões que impulsionaram a protagonista ao auto-extermínio. A investigação é direcionada ao estudo das teorias de alguns filósofos, que teceram considerações relevantes sobre a questão: Albert Camus, Sigmund Freud e Arthur Schopenhauer. Objetiva-se ainda, pela pesquisa bibliográfica e filmológica, a diferenciação das motivações que estruturam a autodestruição, os posicionamentos filosóficos que esclarecem essa conduta e, por fim, busca-se expressar a possibilidade da abordagem do
tema do suicídio aos adolescentes no ambiente educacional.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Nardi, E. R., & Brigagão, L. R. F. (2018). 13 Reasons Why: uma análise filosófica a respeito do suicídio sob a ótica de Camus, Freud e Schopenhauer e sua abordagem pedagógica no Ensino Médio. Revista Do NESEF, 7(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v7i1.62479