Super Heróis e outros mitos modernos: Aplicação pedagógica para reflexões filosóficas e formação ético-moral de jovens e crianças.

Auteurs-es

  • João Carlos Fuentes

DOI :

https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59525

Mots-clés :

Mitos, Super-heróis, Formação de leitores, Paidéia, Arquétipos.

Résumé

Histórias de deuses e heróis fazem parte do imaginário dos povos desde a
antiguidade. Da Epopeia de Gilgamesh até os quadrinhos e filmes da Marvel, DC
Comics e outras. Seriam apenas fruto da fértil imaginação humana, com intuito de
entretenimento? Seriam os mitos tentativas de explicar com outro olhar a realidade. Da Grécia antiga temos o primeiro registro de uso destes mitos com a finalidade
pedagógica, numa análise da Paidéia Grega observamos o uso das histórias de heróis e deuses de Homero e Hesíodo, apresentando aos jovens modelos de virtudes e excelência que moldaram por muito tempo a civilização ocidental. Esse artigo busca apontar a importância destas personagens como uma forma de mitologia moderna e a aplicabilidade pedagógica dos mesmos.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-22

Comment citer

Fuentes, J. C. (2018). Super Heróis e outros mitos modernos: Aplicação pedagógica para reflexões filosóficas e formação ético-moral de jovens e crianças. Revista Do NESEF, 6(1). https://doi.org/10.5380/nesef.v6i1.59525