PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO PREVENTIVA INTEGRAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Araci Asinelli da Luz USP
  • Michelle Popenga Geraim Monteiro UFPR
  • Tatiane Delurdes de Lima Berton UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83208

Palavras-chave:

Educação. Desenvolvimento humano. Paulo Freire. Pedagogia Social. Transformação social

Resumo

Para promover o desenvolvimento pleno do ser humano, acredita-se que a Educação é uma das ferramentas fundamentais que estimulam a formação humanizadora em sua totalidade, de maneira a democratizar a sociedade e de atuar como uma cultura libertadora. Evidenciam-se possibilidades de voltar o olhar para o sujeito a partir de seu contexto, em um processo permanente de humanizar-se. Por meio de refl exões acerca da Educação como transformação social e provocadora do desenvolvimento humano, apresenta-se neste presente artigo a base teórica emergida das obras de Paulo Freire (1979, 1987, 1996, 2000, 2001), destacando a interpretação de tais obras para a prática da Educação Preventiva Integral. A escolha advém do reconhecimento da importância de Paulo Freire para a promoção da Educação humanista e humanizadora. O objetivo geral é reforçar a Educação Preventiva Integral como uma dimensão educativa fundamental para a evolução humana à luz de Paulo Freire, patrono da Educação, educador e fi lósofo. Trata-se de um estudo teórico bibliográfi co, de caráter exploratório. Pensa-se que no processo de humanização por meio da Educação, é necessário obter a consciência de que a construção e desenvolvimento da aprendizagem possibilita que o ser humano alcance a emancipação, com o potencial de entrelaçar os conhecimentos por meio das relações sociais.

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

da Luz, A. A., Monteiro, M. P. . G., & Berton, T. D. de L. (2021). PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO PREVENTIVA INTEGRAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Do NESEF, 10(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83208