PAULO FREIRE, A SAUDADE: SUGESTÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS OU TRANSGRESSIVOS PARA OS “100 ANOS DE PAULO FREIRE”

Autores

  • Carlos Rodrigues Brandão Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular. É Comendador do Mérito Científi co pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lujan (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83201

Resumo

Imagino que por dever de ofício, por vício da profi ssão, por fi delidade à ciência, ou mesmo à universidade que imagina abrigá-la e aos seus praticantes, quase tudo o que se escreverá serão ensaios e estudos a partir da “obra de Paulo Freire”, sua incrível assertividade, sua coerência, sua criatividade, sua afortunada atualidade entre nós, passados tantos e tantos anos. Pois marco o “começo de tudo” no ano de 1960, quando Paulo trabalha com sua “equipe nordestina no Serviço de Extensão Comunitária da então Universidade do Recife e lembro de passagem o 1º Encontro Brasileiro de Movimentos de Cultura Popular, celebrado no mesmo Recife, em 1962 (ou seria 1963?).

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Brandão, C. R. (2021). PAULO FREIRE, A SAUDADE: SUGESTÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS OU TRANSGRESSIVOS PARA OS “100 ANOS DE PAULO FREIRE”. Revista Do NESEF, 10(2). https://doi.org/10.5380/nesef.v10i2.83201